Calendário 2019



Dia de Santa Catarina Volpicelli próximos anos




28
Novembro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Catarina Volpicelli
28
Novembro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Catarina Volpicelli
28
Novembro de 2020 ( Sábado ) - Dia de Santa Catarina Volpicelli
28
Novembro de 2021 ( Domingo ) - Dia de Santa Catarina Volpicelli
28
Novembro de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Catarina Volpicelli

O Dia de Santa Catarina Volpicelli é comemorado no dia 28 de novembro em homenagem à mulher que criou um dos primeiros institutos das Servas do Sagrado Coração de Jesus e que também criou um dos primeiros orfanatos na Itália.

Santa Catarina Volpicelli nasceu na Itália, mais precisamente em Nápoles, em 1839. Sua família era de posses e, durante a primeira parte de sua vida, Catarina recebeu a mais alta educação. Catarina estudou música, letras, línguas e outras áreas artísticas de que tanto gostava – fato que não era comum para as mulheres daquele tempo, onde o estudo dessas áreas era na maioria das vezes voltado para homens das mais altas classes sociais.

Apesar dessa diferença visível em sua época, Catarina visitava teatros e vários outros eventos artísticos e culturais (como espetáculos de danças), e durante toda a sua adolescência se voltava para Deus perguntando o que ela deveria fazer para atingir a paz e uma satisfação plena em sua vida.

De acordo com a tradição Católica, Catarina seguiu os passos do Espírito Santo e, através dos anos, foi renunciando à sua vida social, direcionando toda a sua vida para a devoção em Deus e na mensagem de Cristo.

Em 1854, quando tinha apenas 15 anos de idade, Catarina se tornou associada da Ordem Franciscana Secular, e mais tarde, ingressou em uma Congregação Religiosa.

Apesar dos seus esforços em se dedicar a sua religiosidade, o padre Ludovico (homem responsável por associar Catarina a Ordem Franciscana Secular) sempre acreditou que o objetivo maior de Catarina era o culto ao Sagrado Coração de Jesus.

Pouco tempo depois, e com graves problemas de saúde, Santa Catarina Volpicelli foi obrigada a sair de sua congregação religiosa e também foi obrigada a se afastar por um breve período da Ordem Franciscana Secular.

Nos próximos capítulos de sua vida, Catarina acabara se tornando a primeira mulher a receber o diploma de Zeladora da Associação do Apostolado da Oração da França, onde em 1867 estabeleceu a sua primeira sede (da associação) na sua terra natal (Nápoles – Itália).

Em 1874, Catarina Volpicelli fundou o Instituto das Servas do Sagrado Coração de Jesus, que foi aprovado em 1890 pelo Vaticano. Após esses acontecimentos e ainda percebendo a precariedade com o cuidado aos jovens órfãos, Catarina criou um orfanato e também criou uma biblioteca circulante para ajudar na educação das crianças menos favorecidas.

Nesse mesmo período, Catarina também instituiu a Associação das Filhas de Maria, e anos depois acabou abrindo novas casas com o mesmo propósito em várias regiões da Itália. Nessa altura, as instituições estabelecidas por Catarina já estavam com várias outras servas que prestaram um importante serviço social. Em 1884, as zeladoras e servas da Associação Filhas de Maria prestaram uma importante assistência as vitimas de Cólera, que aconteceu em quase todo o território italiano.

Em 1894, no dia 28 de dezembro, Santa Catarina Volpicelli faleceu. Somente em 1999 ela foi beatificada pelo papa João Paulo II. Em 2009, o papa Bento XVI canonizou Catarina no dia 26 de Abril.

Até os dias de hoje, Santa Catarina Volpicelli é considerada uma das maiores santas de toda a história na Itália, onde sua biografia é bem difundida em instituições religiosas e até mesmo na própria sociedade italiana. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!