Calendário 2017



Dia de Santa Catarina Labouré próximos anos




28
Novembro de 2016 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Catarina Labouré
28
Novembro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Catarina Labouré
28
Novembro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Catarina Labouré
28
Novembro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Catarina Labouré
28
Novembro de 2020 ( Sábado ) - Dia de Santa Catarina Labouré

O Dia de Santa Catarina Labouré é comemorado no dia 28 de novembro em homenagem à fundadora da Pontífica Associação da Juventude Mariana Vincentina.

Catarina Labouré nasceu em 1806, em Fain-Lès-Montiers na França. Sua família era bem grande, e Catarina contava com 10 irmãos no total.

Quando tinha apenas 9 de idade, Catarina Labouré tomou todas as responsabilidades de sua mãe. Nessa idade, Catarina ajudava na educação de seus irmãos e também ajudava em alguns afazeres do lar – essas tarefas quase sempre eram destinadas apenas as mulheres na época.

Dentro desse período, sua devoção à religiosidade também já tomava conta. Aos seus 12 anos de idade, Catarina fez sua primeira comunhão e a partir desse momento passou a cada vez mais aflorar o seu lado espiritual e católico, onde pouco tempo depois decidiria que o caminho da religiosidade era o que ela queria para sua vida.

Desde a morte de sua mãe, Catarina tinha um profundo apego à Virgem Maria, que durante a sua vida acabou se tornando uma espécie de guia e mentora espiritual. No total, Catarina teve duas aparições da santa, onde ela pode lhe passar algumas das suas missões que foram dadas por Deus.

A primeira aparição da Virgem Maria foi uma espécie de aviso. Onde Maria lhe informou em uma conversa que a sua missão não seria fácil, e que ela teria que permanecer firme em seu caminho. 

Já na segunda aparição, a Virgem Maria pediu para Catarina Labouré fazer uma cunhagem de uma moeda. Essa moeda seria a representação da graça da própria santa, onde fora prometido que qualquer pessoa que carregasse essa moeda (ou medalha) e pedisse por graça, a receberia em abundância.

De acordo com a tradição católica, a Virgem Maria disse para Catarina que iria cessar suas aparições, mas que permaneceria em contato falando com Catarina através do seu coração.

Nos anos seguintes, a Medalha da Imaculada Conceição de Santa Maria foi cunhada depois de uma longa e exaustiva luta por parte de Catarina Labouré. Ela era humilhada e escarnecida pelas suas visões e até mesmo pela fé na medalha.

Apenas anos depois (em 1832) um padre cunhou a primeira moeda. Após as orações atendidas com esta, centenas (alguma fontes citam até milhões) de moedas foram cunhadas, e acabaram recebendo o nome de “Moeda Milagrosa” em função da sua “efetividade” com as orações.

Ao longo de toda a sua vida, Catarina Labouré tivera vários empregos. Ela foi porteira, cozinheira, cuidadora de idosos e sempre permaneceu na sua fé em silencio – fato que a fez ser desconhecida por quase toda a sua vida.

Após uma vida de dedicação à religiosidade e ao evangelho de Cristo, Catarina Labouré faleceu no dia 31 de dezembro de 1876. Catarina se tornou santa em 1947 pelo papa Pio XII e permanece até hoje na França como uma das santidades da região leste francesa.

No dia da sua canonização feita pelo papa Pio XII, milhares de pessoas estavam presentes, o que demonstra a comoção e a devoção do povo a todo o trabalho e santidade de Catarina. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!