Calendário 2020



Dia de Santa Catarina de Ricci próximos anos




2
Fevereiro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Catarina de Ricci
2
Fevereiro de 2019 ( Sábado ) - Dia de Santa Catarina de Ricci
2
Fevereiro de 2020 ( Domingo ) - Dia de Santa Catarina de Ricci
2
Fevereiro de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Catarina de Ricci
2
Fevereiro de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Catarina de Ricci

O Dia de Santa Catarina de Ricci é comemorado no dia 2 de fevereiro em homenagem à Santa Contemplativa de Cristo.

Santa Catarina nasceu em 23 de Abril, do ano de 1522, em um vilarejo próximo à Florença, na Itália. Nasceu em meio ao conforto de uma família típica da Idade Média. Seu nome de batismo era Alessandra Lucrezia Romola.

Ficou órfão de mãe bem cedo, mas toda a conjuntura, inclusive com uma madrasta dedicada e também fervorosa a Cristo, cresceu feliz e bem educada.

Mas sempre foi incomum. Desde bem pequena, era praticante assídua da oração, e não se ligava a presentes, roupas, e futilidades. Nem bem estava com sete anos de idade, no regime interno, foi entregue ao convento para ser educada.

A juventude de Santa Catarina de Ricci e sua decisão

Quando estava na adolescência, retornou para casa, mas sentiu-se totalmente deslocada. Seu pai providenciou um noivo da alta classe burguesa, o que não era bem aceito por Alessandra.

Após sua insistente recusa em concretizar o casamento, seu desejo foi atendido pela sua família, e este foi o impulso mais importante para Alessandra assumir o hábito com quatorze anos completos.

Sem demora e ansiosa, Alessandra entregou sua alma e energia para proclamar sua fé e servir a Cristo, assumiu todos os compromissos de uma verdadeira irmã dominicana, integrante do Convento de Prado, Toscana, entre suas atitudes:

A penitência;

A humildade;

Devoção.

Sua líder espiritual inspiradora era Santa Catarina de Sena. E por isso, os motivos de contemplação eram profundos e inspirados na paixão de Cristo, assim Santa Catarina de Ricci desenvolveu o lado místico da religião.

Durante o período da Paixão de Cristo, um fenômeno estranho acontecia com Santa Catarina, era como seu corpo entrasse em transe profundo e assim permanecia por dois, às vezes três dias. Nenhum médico jamais conseguiu diagnosticar este episódio, que a acompanhou por algum tempo.

A jovem freira, de início foi excluída, pois era comum ter visões e alto poder sensitivo, mas que gradualmente foram se transformando em bênçãos, pois através destes sonhos, conseguia ajudar as pessoas.

Dedicação intensa na coordenação do Convento

Santa Catarina de Ricci era uma mulher bem adiante para seu tempo, era proativa e emitia suas opiniões sem temor, também tinha influência e amizade com seus amigos clérigos masculinos, entre eles os papas Marcelo II, Clemente VIII, Leão XI, aconselhava-os para fortalecer o espírito e a conduta Cristã.

Outro grande fato é que, apesar da clausura intensa do convento, Santa Catarina sempre mantinha contato com seu grande amigo e conselheiro São Felipe Neri, de Roma.

Outra importante atribuição a Santa Catarina era seu dom como escritora, suas obras eram bem elaboradas e abordavam:

Como era importante o autodomínio e a racionalidade;

A luta em evitar os desejos e prazeres para servir de coração puro a Cristo;

A Santa milagrosa Santa Catarina de Ricci

Muitos milagres foram atribuídos à Santa, mas um em específico é de grande emoção, que foi a cura de um câncer intenso no corpo da Sr. Maria Clemência, das Irmãs Fiorentinas, que através da sua fervorosa oração e devoção a Santa Catarina de Ricci, alcançou a Graça da cura.

Deus chamou Santa Catarina aos céus em 1590, sua beatificação aconteceu em 1732 pela interseção do Papa Clemente XII e a canonização aconteceu em 1746, promovida pelo Papa Benedito XIV.

Foram 68 anos de vida, e 43 dedicados na condução do Mosteiro, por ela tão amado e guiado com astúcia e dedicação.

Por isso, neste dia 2 de Fevereiro, também possamos pedir que Santa Catarina de Ricci, atue na nossa vida e encha nossos corações de esperança e gratidão.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!