Calendário 2020



Dia de Santa Catarina da Bolonha próximos anos




9
Março de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Catarina da Bolonha
9
Março de 2019 ( Sábado ) - Dia de Santa Catarina da Bolonha
9
Março de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Catarina da Bolonha
9
Março de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Catarina da Bolonha
9
Março de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Catarina da Bolonha

O Dia de Santa Catarina da Bolonha é comemorado no dia 9 de março em homenagem à Virgem da Segunda Ordem.

Catarina nasceu no ano de 1413 em uma família de modestas posses. Seu pai era diplomata, e ao que se sabe ninguém na sua família possuía uma fé exacerbada.

Ainda jovem, Catarina foi enviada para a corte Ferrara para poder estudar literatura e artes plásticas. Porém, ao longo dos anos que permaneceu por lá, Catarina pode observar que o ambiente da corte não era moralmente “correto”. E já naquele momento ela percebeu o seu chamado para a vida religiosa.

Algum tempo depois, com apenas 14 anos de idade, Catarina decidiu que deveria seguir seu coração e acabou deixando sua família para seguir uma vida religiosa. Ela ingressou em um mosteiro graças aos seus estreitos laços com os Frades Menores da Observância que ela desenvolveu enquanto estava na Ferrara.

Todavia, ainda estando no mosteiro, ela percebeu que muitas pessoas ainda não viviam o evangelho em sua totalidade. E esse foi um motivo de muita reflexão e dor em relação ao caminho que ela estava seguindo. Sabendo da realidade do seu mosteiro, Catarina insistia constantemente que todos ali deveriam viver de acordo com a Regra de Santa Clara, e que todos também deveriam ter a orientação dos Observantes.

Somente depois de muita luta ela conseguiu com que seu mosteiro adotasse finalmente a Regra de Santa Clara – o que a trouxe muito alívio e uma confiança ainda maior de que estava no caminho certo. 

Nos próximos anos, Catarina se dedicou exclusivamente para o seu novo estilo de vida. Ela realizava inúmeros trabalhos sociais em sua comunidade. Ela era completamente devota à mensagem de Cristo e por muitas vezes se deixava em ultimo lugar, mesmo tendo uma saúde frágil e delicada.

Seguindo um pouco do que ela aprendera mais cedo na Ferrara, ela acabou se dedicando para a literatura e para as artes no geral. Toda a sua sensibilidade, conhecimento e inteligência naquele momento deram vasão em uma série de projetos pessoais que tinha como intuito ensinar e demonstrar toda a sua religiosidade para o mundo.

Com todo o seu empenho, Catarina acabou sendo escolhida para criar uma nova fundação religiosa na cidade de Bolonha. Essa fundação acabou sendo um tremendo sucesso, e toda a fama e santidade de Catarina acabou atraindo um grande número de jovens mulheres que acabaram se juntando na sua missão de vida. 

Durante os anos restantes de sua vida, Catarina continuou a ajudar e a espalhar a mensagem de Cristo em forma de arte. Muitas irmãs da sua fundação em Bolonha seguiram seus passos de maneira exemplar em função do tamanho exemplo que elas tinham a sua frente.

Catarina dedicou até os últimos dias de sua vida à sua fé cristã. Ela continuou realizando a arte que ela tinha paixão e também continuou a realizar todas as missões que ela recebia em forma de visão por Cristo. 

Em 1363, Catarina veio a falecer devido a uma grave doença. Sua beatificação ocorreu em 1712, pelo papa Clemente XI e a festa em sua homenagem acontece no dia 9 de março.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!