Calendário 2019



Dia de Santa Bibiana próximos anos




2
Dezembro de 2018 ( Domingo ) - Dia de Santa Bibiana
2
Dezembro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de Santa Bibiana
2
Dezembro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Bibiana
2
Dezembro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Bibiana
2
Dezembro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Bibiana

O Dia de Santa Bibiana é comemorado no dia 2 de dezembro em homenagem à moça cheia de beleza, que mesmo diante das grandes ameaças, não se abalava, pois era protegida pelos anjos.

O ano era 361, o imperador Juliano renegava a religião e iniciou uma verdadeira perseguição a todos os cristãos da época. Começou substituindo todos aqueles cristãos que ocupavam empregos por pagãos, e quando a situação piorou, passou a torturar e até a matar os fiéis.

Toda a família da Santa Bibiana foi executada pelos homens do imperador. Seu pai recebeu uma marca de escravo na testa e a sua mãe foi decapitada. Sua irmã foi levada para a prisão e foi violentada.

A vida difícil de Santa Bibiana

Para Bibiana, a pena por ser cristã foi ser obrigada a ir para um bordel de luxo, onde havia a opção de abandonar a religião ou continuar sendo cristã, mas no meio da prostituição.

Acontece que, por algum motivo inexplicável, os homens não podia se desfrutar de sua beleza, pois diante de um simples toque, se tornavam completamente loucos. Santa Bibiana teve que ser transferida para uma casa de loucos e lá aconteceu o inverso, pois os doentes começaram a ser curados com a sua presença.

Para quem não sabe, a prostituição forçada era algo muito comum naquela época e muitas outras mulheres acabam sofrendo com essa pena que era a única chance de se manterem vivas.

Santa Bibiana e sua fé inesgotável 

Diante de todos esses acontecimentos, o imperador determinou que Bibiana fosse executada. Ela foi chicoteada até a morte e seu corpo jogado para os cães selvagens, mas estes também não tocaram em seu corpo. Alguns cristãos buscaram o corpo e fizeram uma sepultura digna para uma pessoa de fé como ela.

Santa Bibiana também recebeu uma bela escultura de Gian Lorenzo Bernini (1598 – 1680), um grande escultor do Barroco Italiano, que fazia traços refinados trazendo às suas obras muita suavidade, paixão, ternura, mesmo para os observadores mais ignorantes no assunto.

As esculturas desse artista e principalmente a de Babiana, são diferentes, pois:

Apresentava Bibiana, com traços vivos, sagazes, com movimento e não apenas uma representação imóvel e sem vida.

A escultura da Santa Bibiana pode ser apreciada até nos dias atuais na igreja de mesmo nome que fica em Roma. A sua fachada foi restaurada por Bernini, que foi quem deu a sua aparência atual.

Há alguns anos, os corpos de sua mãe e irmã foram achados em um sarcófago e depositados em urnas no altar principal, para também serem lembrados para sempre.

A Santa também possui uma igreja matriz que fica na cidade de Martinópolis e é a padroeira da cidade que fica no estado de São Paulo, e em virtude da comemoração de Santa Bibiana, desde 2010, dia 2 de Dezembro é feriado municipal.

Agora que você já conhece um pouco mais da vida de Santa Bibiana, já deve ter visto que toda a sua vida foi marcada:

Por muito sofrimento;

Muitas provações;

E o poder da presença de Deus.

Por isso, jamais deixou a sua fé de lado. O mesmo devemos levar para as nossas vidas, por isso, as mais lindas homenagens são dignas para Santa Bibiana.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!