Calendário 2019



Dia de Santa Bárbara próximos anos




4
Dezembro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Bárbara
4
Dezembro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Bárbara
4
Dezembro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Bárbara
4
Dezembro de 2021 ( Sábado ) - Dia de Santa Bárbara
4
Dezembro de 2022 ( Domingo ) - Dia de Santa Bárbara

O Dia de Santa Bárbara é comemorado no dia 4 de dezembro em homenagem àquela que, quando adolescente, foi trancada em uma torre para ser poupada do mal do mundo.

Todos aqueles que foram proclamados como santos sempre viveram uma vida incrível e isso não seria diferente com Santa Bárbara. Bárbara nasceu em Nicomédia, 280 e foi uma virgem mártir do século II. No Brasil e em Portugal, é uma santa invocada para a proteção em situações de tempestades, raios e trovões.

De acordo com a tradição católica, Santa Bárbara foi uma jovem nascida na região da Bitínia, atual Izmit, cidade de Turquia. A moça era filha de um rico e nobre homem desta cidade do Império Romano, conhecido como Dióscoro.

Era filha única e com medo de deixar Bárbara no meio de uma sociedade tão complicada, Dióscoro decidiu mantê-la fechado em uma torre. Vivendo na solidão, a jovem tinha apenas uma mata como quintal e sempre se questionava se aquilo era criação dos ídolos que aprenderam a cultuar com seus tutores naquela torre.

Bárbara era muito bonita e rica, por isso não lhe faltava bons pretendentes para casamentos, mas a moça sempre recusou todas as propostas que recebia.

A história de Santa Bárbara jamais irá cair no esquecimento

Dióscoro estava completamente convencido de que a sua filha deveria se casar e, em razão disso, permitiu que saísse da torre.

Durante uma de suas visitas, ela teve contato com cristãos, que lhe contaram tudo sobre os ensinamentos de Jesus e acerca do segredo da união da Santíssima Trindade. Logo depois, um padre a batizou.

O pai de Bárbara decidiu construir uma casa de banho com duas janelas para a sua filha, mas ele precisou fazer uma longa viagem nessa mesma época. Enquanto Dióscoro viajava, Bárbara ordenou a construção de três janelas na torre, além disso ainda esculpiu uma cruz sobre a fonte.

Quando seu pai retornou da viagem, reparou que a torre possuia três janelas ao invés de duas, como havia ordenado anteriormente e ao questionar a sua filha, ela explicou que isso era o símbolo da sua nova fé.

Esse fato deixou o seu pai completamente furioso, pois Bárbara se recusava a seguir a religião da Roma Antiga.

Santa Bárbara e seu martírio

Obedecendo as antigas tradições romanas, Dióscoro denunciou a sua própria filha ao prefeito que ordenou:

Torturas;

Humilhação;

Sofrimento;

Abdicação de sua fé.

Mas Barbara fervorosamente resistiu e por isso foi ordenada que fosse enforcada.

Durante a tortura, que foi realizada em praça pública, uma jovem cristão chamada de Juliana denunciou os nomes dos carrascos e no mesmo instante foi presa e entregue para morrer com Bárbara.

As duas foram levadas pelas ruas da cidade, entre gritos de raiva de toda a multidão que estava assistindo. Bárbara teve os seus seios cortados e depois foi levada para fora da cidade, onde seu próprio pai realizou a sua execução, degolando-a.

A justiça divina

Quando a cabeça de Bárbara caiu no chão, um trovão estrondou os ares e fez com que o céu tremesse. Um relâmpago flamejou os ares e atravessou o céu, fazendo com Dióscoro perdesse a sua vida.

Depois desse acontecimento trágico, Santa Bárbara passou a ser conhecida como a protetora contra os relâmpagos e tempestades e é tida como a padroeira dos artilheiros, dos mineiros e das pessoas que trabalham com fogo.

Pela coragem desta mulher, no dia 4 de Dezembro as mais lindas homenagens, com missa e procissão acontecem por todo o mundo.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!