Calendário 2020



Dia de Reis Epifania do Senhor próximos anos




6
Janeiro de 2018 ( Sábado ) - Dia de Reis Epifania do Senhor
6
Janeiro de 2019 ( Domingo ) - Dia de Reis Epifania do Senhor
6
Janeiro de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia de Reis Epifania do Senhor
6
Janeiro de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Reis Epifania do Senhor
6
Janeiro de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de Reis Epifania do Senhor

O Dia de Reis Epifania do Senhor é celebrado em 6 de janeiro, doze dias após o Natal. Mas, de acordo com uma reforma no calendário litúrgico que ocorreu em 1969, a festa é celebrada dois domingos após o Natal.

A Epifania está ligada à manifestação de Jesus como o enviado de Deus e se dá em três eventos, que é a própria Epifania diante dos magos do oriente (Melquior, Gaspar e Baltazar), a Epifania a João Batista no rio Jordão, no momento do batismo de Jesus e a Epifania a seus discípulos e começo da vida como milagre de Caná, quando inicia-se seu ministério.

O Dia de Reis é uma das mais tradicionais festas da Igreja Católica, e segundo o Catecismo, “a epifania é a manifestação de Jesus como Messias Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo… Nesses “magos”, representantes das religiões pagãs circunvizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações que acolhem a Boa Nova da salvação pela Encarnação.

A vinda dos magos a Jerusalém para “adorar ao Rei dos Judeus” mostra que eles procuram em Israel, à luz messiânica da estrela de Davi, aquele que será o Rei das nações. Sua vinda significa que os pagãos só podem descobrir Jesus e adorá-lo como Filho de Deus e Salvador do mundo voltando-se para os judeus e recebendo deles sua promessa messiânica, tal como representada no Antigo Testamento. A Epifania manifesta que “a plenitude dos pagãos entra na família dos patriarcas” e adquire a “dignidade israelítica”. (n.528)

Na visita à Jesus, os três reis magos presentearam o menino com itens que têm grande significado. Primeiro foi o ouro, que representa o reconhecimento da realeza, depois foi o incenso, que representa o reconhecimento da divindade, e por fim foi a mirra, que representa o reconhecimento da humanidade e que também é o símbolo de todo o pecado do mundo. 




Outras Datas Comemorativas

15
Janeiro - Dia de São Mauro
25
Dezembro - Natal
7
Maio - Dia do Silêncio
26
Junho - Dia do Metrologista
25
Março - Dia de Santo Tarásio
12
Maio - Dia das Mães

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!