Calendário 2020



Dia de Nossa Senhora do Desterro próximos anos




2
Abril de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Nossa Senhora do Desterro
2
Abril de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Nossa Senhora do Desterro
2
Abril de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Nossa Senhora do Desterro
2
Abril de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Nossa Senhora do Desterro
2
Abril de 2022 ( Sábado ) - Dia de Nossa Senhora do Desterro

O Dia de Nossa Senhora do Desterro é comemorado é no dia 2 de abril. A homenageamos para relembrar a história, em que Maria, José e Jesus, após a perseguição de Herodes, fugiram para o Egito.

Por isso, justamente Nossa Senhora dos Desterrados, é a patrona de todos os exilados, os refugiados, aqueles que não têm Pátria, os desesperançosos. Enfim, é a grande mãe deste povo que vive marginalizado pelo mundo.

Da mesma forma, os imigrantes tecem suas orações para serem bem recebidos quando chegarem à nova terra, e para que ela lhes ajude a encontrar trabalho e moradia.

Nossa Senhora do Desterro é a simbologia transferida para a Virgem Santíssima, enquanto estava exilada no deserto, também por ser acolhida, mas principalmente, por ensinar a acolher com:

· Toda hospitalidade possível;
· Com espiritualidade;
· Com caridade.

O que significa desterro

Diante do contexto ao qual a Virgem Maria está sendo submetida, juntamente com sua família, de fato a palavra “desterro” é bem aplicada. Sua significância condiz com o episódio de deportação, ser expulso de sua pátria, sem explicação.

É utilizada tanto para alguém que parte por vontade própria ou que é forçado a partir.

A confiança em Nossa Senhora do Desterro

Somente aqueles que se veem em desespero em uma terra distante compreendem a importância de prestar suas preces à Nossa Senhora do Desterro.

As promessas de que serão poupados de sentir fome, livres de doenças infectuosas e das turbulências das guerras, são acalento para o coração dos que estão buscando abrigo em uma terra desconhecida.

E não menos importante, sentem-se protegidos com suas orações das tentações do demônio e de pessoas que porventura queiram lhe fazer mal.

A história de Desterro aqui no Brasil

O bom brasileiro imprime a filosofia de Nossa Senhora do Desterro, reverenciada aqui desde 1673, quando o Senhor Francisco Dias instalou-se no Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, na atual Florianópolis e antiga Desterro, nome escolhido por ele para homenagear Nossa Senhora do Desterro.

A imagem que trouxe consigo foi bem recebida pelo povo, bem como sua linda história de benevolência para com o próximo.

O significado da imagem de Nossa Senhora do Desterro

Na verdade, a data foi associada a um fato bíblico, que fala da necessidade de a família de Jesus partir apressadamente para o deserto. No entanto, a relevância é o significado da imagem para povo cristão, que reflete toda a mansidão da Virgem Maria mesmo em condição de banida.

Outros pontos que são destaque na imagem:

·
Sobre Maria

Ela usa um manto azul, que remete ao entendimento que, apesar de cruel atitude de Herodes em persegui-los, Deus está com eles, na figura do menino Jesus.

·
O menino Jesus

Suas vestes brancas expressam toda a pureza.

·
José

Ele está vestindo um manto marrom, que é interpretado como uma pessoa simples, que manteve tal atitude de fugir, pela confiança determinada nas palavras do anjo, reveladas a ele e incentivadoras da fuga da família.


Ainda, o cajado representa o apoio de Deus e que irá conduzi-los no deserto, e a pequena trouxa é a descrição clara da promessa de Deus, que ira providenciar o sustento da família.


·
Outro detalhe da imagem é o burrinho, que transporta Maria e Jesus, simbolismo da simplicidade e da providência divina.

Através da imagem, José transmite sua eterna e responsável proteção à família. Da mesma forma, a bata amarela que José está usando é a presença confirmada de Deus na sua vida.

Mesmo diante de tamanhas conjunturas desfavoráveis à família banida, Maria permaneceu confiante e otimista. Nossa Senhora do Desterro é referência aos que partem, com pouco, ou quase nada, para um mundo desconhecido.

São justas e prudentes todas as homenagens para celebrar o dia de Nossa Senhora do Desterro. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!