Calendário 2020



Dia da Nossa Senhora do Bom Conselho próximos anos




26
Abril de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia da Nossa Senhora do Bom Conselho
26
Abril de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia da Nossa Senhora do Bom Conselho
26
Abril de 2020 ( Domingo ) - Dia da Nossa Senhora do Bom Conselho
26
Abril de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia da Nossa Senhora do Bom Conselho
26
Abril de 2022 ( Terça-feira ) - Dia da Nossa Senhora do Bom Conselho

O Dia de Nossa Senhora do Bom Conselho é comemorado em 26 de abril.

Nossa Senhora do Bom Conselho é uma santa da Igreja Católica. Ela é a mãe do bom conselho, que é mais um dos títulos de Maria, mãe de Jesus.  O dia em sua homenagem foi instituído em 1467 e é comemorado no dia 26 de Abril. Foi vista pela primeira vez na Albânia, em um afresco, que mais tarde flutuaria milagrosamente para a Itália. Sua história é uma lição de fé na palavra e no bom conselho.

Vida

A primeira notícia vem de Scutari, cidade na Albânia, onde a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho era venerada por quase 200 anos, tendo sido trazida do oriente por anjos. O afresco, contendo a imagem da santa e do menino Jesus, irradiava graças aos seus devotos. Em 1361, mediante a invasão turca, os soldados albaneses Gjorgji e De Sclavis foram até a imagem para se despedir, iniciando uma fuga. Foi quando a imagem desprendeu-se do altar e flutuou delicadamente pelo ar, envolvida por uma nuvem branca. Os bons soldados a seguiram até Roma, onde a imagem ficou desaparecida por décadas.

Anos mais tarde, na cidade de Gennazzo, na Itália, o Papa Sisto III pediu apoio financeiro à comunidade católica para a restauração de uma Basílica de Santa Maria Maggiore. Ela iniciou-se, mas a obra fora paralisada em virtude da falta de recursos. Uma viúva chamada Petruccia destinou parte de sua riqueza para a construção do santuário, mas não chegou a cobrir todos os gastos. Anos mais tarde, uma nuvem desceu do céu e revelou o mesmo afresco que até então estava desaparecido. O santuário, assim, estava concluído.

A pintura de trinta e um centímetros de largura por quarenta e dois centímetros de comprimento tornou-se mundialmente famosa. A ela foi atribuído o poder de mediar milagres em nome de Nossa Senhora do Bom Conselho. O afresco representa Nossa Senhora como rainha, com jóias presas no quadro (coroa, colares, adornos), ofertadas por devotos. O menino Jesus é quem envolve os braços em Maria, enquanto ela olha para quem reza. As cores são suaves, os traços finos e sua história foi alimentada por fé e através de um milagre pode trazer os conselhos de Maria para os homens.

Obra

A cidade de Genazzano é uma cidade medieval edificada, construída para enfrentar inimigos de toda sorte. Ruas estreitas, íngremes, não planejadas, dão a impressão de um amontoado de casas de pedra com telhados resistentes, bastantes simples, com escadas marcadas por passos que por séculos moldam as pedras.

Em meio a um cenário medieval, foi construído a igreja dedicada à Nossa Senhora do Bom Conselho. No seu interior está uma pequena capela onde hoje repousa o afresco com sua imagem. Inicialmente a santa era chamada de Madonna de La Piazza, ou Maddona de Genazzano, até o século XVII, com uma multiplicidade de nomes, quando se generalizou o nome Bom Conselho, marcado pela Missa e pelo Ofício da Mãe do Bom Conselho, até hoje celebrados. Com mais de sete séculos de existência, sem se saber seu autor, o afresco segue atraindo seguidores de todos continentes.

Com infindáveis fiéis espalhados pelo mundo, Nossa Senhora do Bom Conselho conquistou as terras brasileiras. Possui diversas paróquias, igrejas, capelas, festas, congregações e escolas espalhadas pelo Brasil.  





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!