Calendário 2019



Dia de Nossa Senhora de Nazareth próximos anos




8
Setembro de 2018 ( Sábado ) - Dia de Nossa Senhora de Nazareth
8
Setembro de 2019 ( Domingo ) - Dia de Nossa Senhora de Nazareth
8
Setembro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Nossa Senhora de Nazareth
8
Setembro de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Nossa Senhora de Nazareth
8
Setembro de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de Nossa Senhora de Nazareth

O Dia de Nossa Senhora de Nazaré é comemorado no dia 8 de setembro, data para relembrar a invocação à Virgem. A devoção teve início com uma aparição e um milagre, ambos ocorridos em Portugal. No Brasil, a expressão maior concentra-se em Belém (Pará), por meio do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo cerca de dois milhões de devotos por ano atualmente.

A história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré em Portugal

A sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazaré foi esculpida por São José e mais tarde pintada por São Lucas. No século sexto, foi levada a Espanha, permanecendo no Mosteiro de Cauliniana, próximo a Mérida. Até que em 711 aconteceu a batalha de Guadalete, quando a imagem foi levada a Portugal e lá continuou guardada, quase ignorada. Em 1182. O cavaleiro D. Fuas Roupinho foi salvo por sua intercessão, conforme conta a Lenda da Nazaré, e o título dessa invocação veio dar o nome à Vila da Nazaré, onde  a imagem é venerada no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

A história da devoção a Nossa Senhora de Nazaré no Brasil

1) Em Saquarema: No dia 8 de setembro de 1630 ocorreu uma forte tempestade  um pescador saiu para ver suas redes próximo ao mar de Saquarema. Ao passar pela colina, onde hoje está a Matriz, encontrou uma forte luz no morro de pedras (localizado no centro da cidade). Quando se aproximou, ele encontrou uma imagem de Maria, dando o título de Nossa Senhora de Nazaré.

Foi quando, o pescador decidiu levar a imagem para a sua própria casa, afim de protegê-la do mal tempo. Toda a vila de pescadores e índios iniciou uma busca pela imagem, quando perceberam que a mesma havia desaparecido no dia seguinte. Horas depois, foi achada no morro onde foi encontrada e levada novamente para casa, mas na manhã seguinte a imagem retornou ao morro, o que repetiu-se por mais duas vezes.

Naquele local, foi construída uma pequena capela, que recebeu o nome da santa (Nossa Senhora de Nazaré). A fama dos milagres se espalhou por toda a região, o que tornou o local pequeno para tanta gente. Logo depois, foi construída então uma igreja de maiores dimensões, inaugurada em 1837. 

Desde aquele tempo até os dias de hoje, a Virgem é conhecida por realizar milagres, atraindo a cada ano mais devotos. A festa acontece no dia 8 de setembro, sendo considerada a maior festa do Brasil e o primeiro Círio de Nazaré do Brasil, data que comemora o aparecimento da imagem e o acontecimento milagroso.  

2) No Pará

Em Belém foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Todos os anos acontece o Círio, que reúne mais de 2 milhões de fiéis, que seguem a imagem levada para a Casa de Deus, onde termina a procissão e quando ocorre uma missa com todos os devotos. 

3) São Paulo

No estado de São Paulo, há procissões em Jardim Arpoador e no Sumaré. Na cidade de Santos, o Círio ocorre desde 1950, em Nazaré Paulista. Nossa Senhora de Nazaré é a patrona, a defensora da cidade. O culto é o mais antigo do estado, trazido por Mathias Lopes, um colonizador português.

4) Minas Gerais

Em Nazareno, no Estado de Minas Gerais, ocorre todos os anos o Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré. Vindo para o Brasil de Portugal, Manuel de Seixas Pinto trouxe sua família consigo e uma imagem da Virgem de Nazaré. 

Na Ermida familiar de Seixas Pinto, a Virgem era venerada pelos familiares e vizinhos. Foi quando ele construiu uma igreja, onde aconteciam bênçãos e culto à Nossa Senhora de Nazaré. Atrás da Capela havia um cemitério. 

5) Salvador

A Igreja foi construída por volta de 1751, fundada por uma fraternidade que abrigava andarilhos pobres e carentes.  A paróquia Nossa Senhora de Nazaré desenvolve projetos e ações beneficentes em favor da comunidade e dos desfavorecidos há mais de 110 anos.

6) Tocantins

Em Nazaré, Tocantins, acontece todos os anos o Festejo de Nossa Senhora de Nazaré, sendo 10 noites de missas e festas.

 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!