Calendário 2018



Dia de Nossa Senhora de Meritxell próximos anos




8
Setembro de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia de Nossa Senhora de Meritxell
8
Setembro de 2018 ( Sábado ) - Dia de Nossa Senhora de Meritxell
8
Setembro de 2019 ( Domingo ) - Dia de Nossa Senhora de Meritxell
8
Setembro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Nossa Senhora de Meritxell
8
Setembro de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Nossa Senhora de Meritxell

O Dia de Nossa Senhora de Meritxell é celebrado no dia 8 de setembro, dia em que a santa foi coroada oficialmente e a partir de então nessa data celebra-se a festa nacional de Merixtell. 

A origem da devoção à Nossa Senhora de Meritxell

Um dos santuários mais famosos do mundo é o Santuário de Meritxell, localizado em Meritxell, um lugarejo no Principado de Andorra. O local é dedicado ao culto da Virgem de Meritxell, padroeira do Principado. 

A origem da adoração à Nossa Senhora de Meritxell é baseada em um hábito local: no século XII, no dia da festa dos Reis Magos, a chamada Epifania, os moradores de Meritxell foram andando para Canillo para presenciarem a Santa Missa. Quando chegaram ao local, todos ficaram perplexos ao encontrarem uma roseira, já que era mês de janeiro, época em que o o inverno é bem rigoroso. 

Assim, eles se aproximaram das flores e viram aos seus pés, uma imagem da Virgem Maria. Intrigados, eles contaram o que haviam descoberto ao reitor que, após a Missa, levou a imagem para a Igreja de Canillo.

Ao abrir a Igreja no dia seguinte, o reitor percebeu que a imagem da Virgem havia desaparecido. Um viajante que por ali passava, notou a preocupação do homem e disse que acabava de ver uma imagem da Virgem Maria aos pés de uma roseira em flor. Assim, toda a aldeia retornou ao local e constatou que realmente a imagem da Virgem ali estava, aos pés das rosas selvagens que sobreviveram à nevasca da noite, sendo que toda a neve havia derretido ao redor. 

Foi então que foi decidido pelos andorranos que no local uma igreja seria construída para proteger e honrar Maria, que passou a ser chamada de Nossa Senhora de Meritxell, padroeira de Andorra.

Reza a lenda

Alguns ainda dizem que a imagem retornou três vezes ao mesmo lugar onde tinha sido encontrada, mesmo que tivesse sido retirada dali e levada à Igreja. 

O Santuário de Nossa Senhora de Meritxell

O Santuário de Nossa Senhora de Meritxell, como foi dito, localiza-se em Meritxell, na Paróquia Andorrana de Canillo . O santuário original era de estilo românico, mas foi reformado por completo no século XVII. Em 1972, o local foi incendiado e destruído por completo. 

No incêndio desapareceu também a imagem da Virgem Maria, quando foi demandada a construção de um novo santuário ao arquiteto catalão Ricardo Bofill Levi, inaugurado em 1976.

Atualmente, o edifício tem uma mistura de estilos, casando perfeitamente bem com a linda paisagem que o rodeia. Hoje é venerada uma réplica da imagem da Virgem, já que a original desapareceu no incêndio. 

A zona de extensão do Principado de Andorra está constituída em sete divisões administrativas locais, que são chamadas de paróquias, sendo que cada paróquia andorrana recebe o mesmo nome de sua capital ou sede. 

 





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!