Calendário 2018



Dia de Nossa Senhora da Penha de França próximos anos




8
Setembro de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Penha de França
8
Setembro de 2018 ( Sábado ) - Dia de Nossa Senhora da Penha de França
8
Setembro de 2019 ( Domingo ) - Dia de Nossa Senhora da Penha de França
8
Setembro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Penha de França
8
Setembro de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Penha de França

O Dia de Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é comemorado no dia 8 de setembro. E considerada a Padroeira de São Paulo e fiéis de todas as partes, em romarias, chegam para homenagear a santa em sua antiga Igreja Matriz, conhecida por Igreja Velha e na Basílica de Nossa Senhora da Penha, que é conhecida como Igreja Nova, que em 1957 lançou-se a pedra fundamental. Há milhares de igrejas espalhadas pelo Brasil que se dedicam a Nossa Senhora da Penha. As igrejas construídas para a homenagear, são erguidas em cima de morros e colinas, fazendo seguir a origem de que foi descoberta em uma montanha pelo Frei simão Vela.

História de Nossa Senhora da Penha de França

Toda história teve o início por um monge francês, Simão Vela, que viu em seu sonho uma imagem de Nossa Senhora enterrada no pico de uma montanha. No meio de uma guerra entre franceses e muçulmanos, os católicos escondiam suas imagens com medo de serem destruídas. Em seu sonho a imagem era coberta de uma luz intensa e acenava para que ele fosse buscá-la. Durante 5 anos Simão procurou pela serra, mas não teve reposta. Certo dia, Simão recebeu uma informação em seus sonhos de que a serra chamava-se Penha de França, no norte da Espanha. E rapidamente, Simão foi para a serra.

Chegando lá, Simão viu que a serra era alta de difícil acesso e com rochas pontudas no pico. A serra Penha de França localizava-se na província de Salamanca, onde havia tido uma invasão dos mouros e uma luta contra, feita pelo Rei Carlos Magno. Simão subiu a serra caminhando três dias e três noites sem descanso. Ele agiu dessa forma por ter ouvido em seu sonho: “Simão, vela e não durma!” e por este fato o seu nome ficou conhecido por Simão Vela. Seguia muito cansado e vendo que não aguentaria, parou para descansar um pouco. Simão viu nesta hora, uma senhora bonita com o filho em seu colo, sentada perto dele. A senhora indicou a Simão por onde deveria ir para encontrar o que procurava.

Alguns pastores da região ajudou a Simão encontrar a imagem que tanto via em seus sonhos. Simão não se cabia em alegria em reconhecer a sua revelação divina. Assim, ele também reconheceu que aquela senhora que o mostrará onde encontraria a imagem, era Nossa Senhora com seu filho Jesus no colo. Foi construída por Simão uma capela bem rústica e simples naquele local e queria viver ali uma vida de monge e isolada. Mas não demorou muito e o pessoal começou a frequentar a capela, pois os já eram inúmeros os milagres intercedidos por Nossa Senhora da Penha, que era antes conhecida como Virgem Maria, mas passou a Nossa Senhora da Penha, por ter sido encontrada a imagem na Serra da Penha de França.

E jamais Simão Vela haveria de imaginar que seria construído o maior Santuário de Nossa Senhora da Penha. Algum tempo depois da capela ser frequentada por milhares de pessoas, uma peste epidemiológica afetou a Espanha, matando a maioria de seu povo. A população salva, suplicava a Nossa Senhora da Penha que acabasse com aquele sofrimento e inesperadamente a peste sumiu. Tempos depois, a peste se infiltra em Portugal, matando muitas pessoas. Sendo que Portugal faz divisa com a Espanha, o Senado da Câmara de Lisboa ficou sabendo e fez um pedido a Mãe de Deus que se desaparece a peste, mandariam construir um santuário grandioso em sua homenagem. E um milagre aconteceu, a peste acabou como que imediatamente no local.

O templo foi mandado construir pelo Senado, na Capital de Lisboa, em louvor a Nossa Senhora da Penha. E milhares de peregrinos foram atraídos no Santuário. Certo dia, um peregrino subiu até o topo de onde ficava o santuário e ali dormiu. Umas horas depois estava perto do homem uma enorme serpente pronto para picá-lo. Inexplicavelmente, um lagarto enorme aparece e pula em cima do homem. O homem assustado avistou a serpente, matando-a com um cajado. Em algumas imagens de Nossa Senhora da Penha, aparece em seus pés essa cena, do homem peregrino, a cobra e o lagarto.

Devoção e Representação de Nossa Senhora da Penha de França

Os colonizadores portugueses trouxeram ao Brasil a devoção a Nossa Senhora da Penha. Foi construída em vila Velha, na antiga Capitania do Espírito Santo, entre 1558 e 1570, a sua primeira capela. Frei Pedro Palácios, deu continuidade a construção, era um espanhol muito devoto a santa.  E em 1635, no Irajá, foi construída a Igreja da Penha. Hoje o local é reconhecido como Convento da Penha, pertencente aos franciscanos.

Em 1667 foi erguida, em São Paulo, uma capelinha em devoção a Nossa Senhora da Penha de França. Foi em volta dela e por ela que nasceu dos mais populosos e conhecidos bairros, a Penha. Hoje ainda está no lugar a antiga igreja matriz, a igreja velha e a igreja nova como é conhecida, a Basílica de Nossa Senhora da Penha. Normalmente, Nossa Senhora da Penha, é representada com o menino Jesus no colo, com uma coroa na cabeça, em seu manto há estrelas, que representam sua glória e possui muitas flores em sua volta, representando o lugar onde encontraram a imagem.




Outras Datas Comemorativas

20
Março - Início do Outono
30
Outubro - Dia de São Marcelo
12
Dezembro - Dia da Babilônia
3
Maio - Dia do Solo
16
Abril - Dia Mundial da Voz
5
Dezembro - Dia de São Sabas
1
Abril - Dia da Mentira

Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!