Calendário 2018



Dia de Nossa Senhora da Pena próximos anos




8
Setembro de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Pena
8
Setembro de 2018 ( Sábado ) - Dia de Nossa Senhora da Pena
8
Setembro de 2019 ( Domingo ) - Dia de Nossa Senhora da Pena
8
Setembro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Pena
8
Setembro de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Pena

O Dia de Nossa Senhora da Pena  é comemorado anualmente em 8 de setembro. É um título dado a invocação católica da Virgem Maria. Artistas com estilo de artes variadas da época do Renascimento, adoravam e pediam proteção a Virgem Maria, dando assim o nome de Nossa Senhora da Pena. Se tornou Protetora das Artes, das Ciências e das Letras. No Brasil também há devotos da santa e igrejas construídas em Minas Gerais e Bahia. É considerada Padroeira da cidade de Porto Seguro, Bahia.

As Artes e o Renascimento Abençoados por Nossa Senhora da Pena

O renascimento foi um período de identificação da História da Europa, entre o final dos séculos XIV e XVI. O nome Renascimento veio através das descobertas e referências culturais da antiguidade, que deixou um ideal mais naturalista e humanista. Havia muitas artes clássicas na época do Renascimento entre elas o destaque a Pintura, que veio com uma inovação ao representar a natureza através de telas, dando um ar tridimensional em uma superfície plana. Giotto foi o maior pintor da renascença italiana, entre os séculos XIII e XIV, e o primeiro na arte naturalista. Pintou Deposição de Cristo na Capela Scrovegni (1304 – 1306).

A Escultura também foi um destaque durante o período, trouxe uma revalorização clássica, porém, mais antiga. Em 1260 Nicola Pisano esculpiu um púlpito para o Batistério de Pisa, considerado a escultura que deu origem a Renascença. A Arte em forma de Música também existia e foi um período de mudanças em tom e voz. Um exemplo, o canto gregoriano, que foi abandonado para surgir um canto mais enxuto e equilibrado. A Arquitetura foi uma das principais características renascentistas trazendo a volta do modelo central de templo que é desenhado sobre uma cruz grega e coroado por uma cúpula.

Representação e Igrejas de Nossa Senhora da Pena

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Pena fica em Porto Seguro, Bahia, sendo esta a primeira igreja em homenagem a devoção a santa. No século XVI havia sido construída uma igreja, mas transformou-se em ruínas, onde em 1730 começou sua nova construção, mas que não foi concluída. Em 1773 foi reformada e concluída, na mesma época em que a Coroa Portuguesa incorporou a Capitania de Porto Seguro.

A Igreja se destaca pela sua construção arquitetônica, que possui duas janelas onde ficam os sinos, única em toda Bahia e é semelhante a Igreja do Mosteiro de São Bento que fica na cidade do Rio de Janeiro. O púlpito de madeira ainda é conservado na igreja. Há uma Igreja Matriz de Nossa Senhora da Pena nas cidades de Rio Vermelho e Buritis, Minas Gerais e outra Matriz na cidade de Porto Seguro, Bahia, onde é Padroeira da cidade.

A imagem de Nossa Senhora da Pena apresenta-se em estátuas com diferentes formas de representação. Em algumas ela está com uma pena na mão direita, simbolizando a proteção aos artistas das Artes, Ciências e Letras, com seu manto azul e em seu braço esquerdo o menino Jesus. Em outras estátuas aparece com uma pena na mão direita e um livro em sua mão esquerda, como é na estátua que se encontra na Igreja de Buritis em Minas Gerais. Mas todas as imagens, independente de como estão posicionadas com seus objetos, significam a mesma coisa, a proteção que Nossa Senhora da Pena oferece aos seus devotos ligados a arte ou não.  




Outras Datas Comemorativas

22
Abril - Dia de São Caio
25
Janeiro - Dia do Carteiro
28
Abril - Dia da Sogra
24
Maio - Dia do Detento
25
Junho - Dia do Imigrante

Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!