Calendário 2019



Dia de Nossa Senhora da Lampadosa próximos anos




3
Dezembro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Lampadosa
3
Dezembro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Lampadosa
3
Dezembro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Lampadosa
3
Dezembro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Nossa Senhora da Lampadosa
3
Dezembro de 2022 ( Sábado ) - Dia de Nossa Senhora da Lampadosa

O Dia de Nossa Senhora da Lampadosa é comemorado anualmente no dia 3 de dezembro. É considerada a Padroeira dos escravos e necessitados. No começo do século XVIII, os escravos que viviam em uma ilha italiana chamada Lampadosa ou Lampedusa, cultuavam uma imagem proveniente da Virgem Maria. Eles vieram da África escravizados por senhores italianos. E pela forte influência ao cristianismo desses senhores, os escravos acabaram se convertendo e adotaram o nome de Nossa Senhora da Lampadosa, devido o nome da ilha, e começaram a cultuá-la e tê-la como Padroeira.

Na primeira metade do século XVIII, alguns escravos devotos da Nossa Senhora da Lampadosa, foram trazidos ao Brasil, continuando assim sua devoção a santa. E outros escravos que aqui moravam, sem fé, sem identidade, sem família e na base do sofrimento, se apegaram na devoção, afirmando que era um alento do céu que chegou para arrancar-lhes o sofrimento.

Crescimento da Devoção de Nossa Senhora da Lampadosa

A devoção a Nossa Senhora da Lampadosa crescia tanto que, em 1748, a Irmandade Negra Cristã de Lampadosa, recebeu em doação um terreno de Pedro Coelho da Silva e sua mulher Teresa de Jesus de Almeida. Um local bem amplo onde foi construída a primeira sede, colocando a sua imagem, levando o nome de Igreja da Lampadosa. Esta igreja consta na história do Brasil junto com o fato das últimas horas de vida de Tiradentes.

Esta igreja precisou ser demolida no ano de 1930 por não oferecer segurança aos devotos que ali frequentavam. Foi construído, neste mesmo lugar, um novo projeto da construção da igreja, inaugurada em 1934. Os devotos de Nossa Senhora de Lampadosa, buscam proteção, esperança e consolo diante dos sofrimentos e tormentos que estão passando sozinhos ou entre as famílias. Fazem orações, novenas e procissões até sua Igreja para suplicarem pela sua proteção nas tribulações da vida. Pedem também para que, Nossa Senhora da Lampadosa, ampare pelas necessidades que estão passando seja por um trabalho, atravessando uma doença, um problema conjugal ou mesmo pedindo para que proteja de todos os males deste mundo.

Simbologia da imagem de Nossa Senhora da Lampadosa

Nossa Senhora da Lampadosa nasceu de uma imagem da Virgem Maria, mas com algumas características próprias. É apresentada em suas estátuas/fotos como uma jovem mãe com a mão direita elevada segurando um coração com a mesma. O coração que ela segura simboliza todo amor que há dentro de si. Em seu braço esquerdo está seu filho, o menino Jesus. E Jesus possui em sua mão direita uma linda pomba representando o Divino Espírito Santo. E também há em algumas histórias dizendo que a pomba está ali representando a Paz.

Atualmente existe a Igreja de Nossa da Lampadosa muito conhecida no Brasil. Ela está situada na Avenida Passos, no centro da cidade do Rio de Janeiro, próximo a praça de Tiradentes. Ela está construída próximo da forca que executou Tiradentes por sua pena capital. Suas últimas preces foram feitas diante de Nossa Senhora da Lampadosa.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!