Calendário 2019



Dia de Mariano de La Mata Aparício próximos anos




5
Novembro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de Mariano de La Mata Aparício
5
Novembro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de Mariano de La Mata Aparício
5
Novembro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Mariano de La Mata Aparício
5
Novembro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de Mariano de La Mata Aparício
5
Novembro de 2022 ( Sábado ) - Dia de Mariano de La Mata Aparício

O Dia de Mariano de La Mata Aparício é comemorado no dia 5 de novembro, dedicado à memória do Beato Mariano de La Mata Aparício, o Padre Mariano, que viveu grande parte de sua vida na Arquidiocese de São Paulo, onde estão seus restos mortais.

A vida do Beato Mariano de La Mata Aparício

Mariano de La Mata nasceu no dia 31 de dezembro de 1905, em La Puebla de Valdavia, na Espanha, e faleceu em São Paulo, no dia 5 de abril de 1983. 

Mariano veio ainda jovem para o Brasil, no ano de 1931, no ano seguinte à sua ordenação, ocorrida na Espanha. Sua primeira cidade de trabalho junto à comunidade católica foi em Taquaritinga, Estado de São Paulo, a 350 km da capital, onde começou a trabalhar como vigário na paróquia da cidade, sendo também o capelão do Colégio das Irmãs Agostinianas Missionárias.

Depois de Taquaritinga, foi designado para São José do Rio Preto e, finalmente, teve sua transferência para São Paulo, onde passou a atuar na Arquidiocese, na Paróquia de Santo Agostinho.

Além de sua atuação na paróquia, também foi superior da vice-província dos Agostinianos e diretor espiritual das Oficinas de Santa Rita de Cássia. Suas atividades e serviços sempre foram feitas com muita bondade, espelhando seu caráter amável e atraindo as pessoas com seu jeito de samaritano.

Sempre foi considerado um mensageiro da boa palavra, mantendo-se disponível para atender aos doentes e oferecendo o conforto de uma presença amiga e palavras portadoras de esperança.

Distribuía santinhos de Nossa Senhora, doces e balas para as crianças que encontrava pelo caminho e sempre manifestou seu amor pela Eucaristia e por Nossa Senhora da Consolação. Nas Oficinas de Santa Rita de Cássia comandava as equipes de senhoras que confeccionavam e distribuíam enxovais e roupas para os pobres recém-nascidos.

Mariano era um amante da natureza, cultivando plantas com muito amor e se emocionando com a beleza das flores. Seu caráter sempre foi firme e generoso, com um coração aberto e sensível.

O beato morreu vítima de câncer no abdômen, em 1983, em São Paulo.

Seu processo de canonização foi aprovado pela Congregação para as Causas dos Santos através de um milagre ocorrido com João Paulo Polotto, em 1966. O milagre ocorreu na cidade de Barra Bonita, quando o menino João Paulo, na época com 5 anos de idade, sofreu um acidente ao soltar-se da mão de sua mãe e atravessar a rua.

O acidente provocou uma fratura no crânio, levando o menino a ser internado em grave estado com parada respiratório e hemorragia cerebral.

Os padres e alunos do Colégio Agostiniano São José, em São José do Rio Preto, onde Padre Mariano tinha vivido alguns anos, pediram a ele em oração para que intercedesse pelo menino e, em menos de dez dias, João Paulo já era visto pelas ruas da cidade, caminhando e brincando, sem ter sofrido qualquer sequela do acidente.

Os médicos não conseguiram explicar a milagrosa recuperação, sendo atribuído a um milagre de Padre Mariano.

O pedido de beatificação começou em 31 de maio de 1997, junto ao Vaticano, sendo conduzido pelo então Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

Sua beatificação ocorreu em 5 de novembro de 2006, com missa realizada na Catedral da Sé, em São Paulo, razão pela qual o dia foi considerado Dia do Beato mariano.

A celebração contou com cerca de 8 mil pessoas, incluindo membros da família que recebeu o milagre que deu causa ao processo de beatificação.




Outras Datas Comemorativas

30
Outubro - Dia de São Marcelo
2
Fevereiro - Dia da Receita Federal
29
Outubro - Dia de São Narciso

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!