Calendário 2020



Dia de Maria Eufrásia Pelletier próximos anos




24
Abril de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de Maria Eufrásia Pelletier
24
Abril de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Maria Eufrásia Pelletier
24
Abril de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Maria Eufrásia Pelletier
24
Abril de 2021 ( Sábado ) - Dia de Maria Eufrásia Pelletier
24
Abril de 2022 ( Domingo ) - Dia de Maria Eufrásia Pelletier

O Dia de Maria Eufrásia Pelletier é comemorado em 24 de abril.

Maria Eufrásia Pelletier é uma santa da Igreja Católica, nascida em 1796 e falecida em 1868, com setenta e dois anos, vítima de um tumor. Foi beatificada em 1933 e, em 1940, foi canonizada. Foi responsável pela fundação das Madalenas e da Ordem de Nossa Senhora do Bom Pastor, reconhecida pela Igreja Católica em 1835. 

Vida

Rosa Virgínia Pelletier, nome de batismo, nasceu em 31 de julho de 1976, na cidade de Noirmoutier. Filha de Anne Mourain e Julien Pelletier, veio ao mundo durante a Revolução Francesa.  Faleceu em 24 de abril de 1868 em Angers, vítima de um tumor maligno. Aos 18 anos, entrou para a Ordem de Nossa Senhora da Caridade. Era devota de São João de Eudes, e pregava, assim como ele, a necessidade do mosteiro em compartilhar com a comunidade seus recursos humanos e financeiros. Sua proposta não foi aceita. No entanto, foi sugerido que ela fundasse uma nova congregação. Ao longo de sua vida, abriu 111 casas de apoio a jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Sua infância foi muito importante para sua devoção. Ao longo dos seus primeiros anos de nascimento, conviveu com a morte, a guerra e a dor devido à Revolução Francesa. Muitos sacerdotes e religiosos foram mortos durante este período, o que fortaleceu sua vocação em servir a Deus.

Em 1817, fez seus votos e dedicou-se a caridade e a salvação das almas. Ao vinte e nove anos, Maria Eufrásia Pelletier, se candidatou para ser superiora do convento. No entanto, devido à sua idade, não podia ocupar o cargo conforme normas da ordem. Mas, por unanimidade, obteve a autorização eclesiástica para dirigir o convento.

Obra

Maria Eufrásia Pelletier criou as Madalenas, aos vinte e nove anos, quanto se tornou superiora do convento. Este foi seu primeiro ato oficial como madre superiora. Ela fundou, na cidade de Angers, na França, em 1835, a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, popularmente conhecida como Congregação das Irmãs do Bom Pastor.  

A nova congregação prezava pelo carisma, a espiritualidade e a missão. O carisma é a grande característica da Santa Maria Eufrásia Pelletier, e essa característica deve ser imprescindível para qualquer devoto ou seguidor de sua ordem. A espiritualidade é centrada em Jesus Cristo, reconhecido como o salvador e o bom pastor. Definida pela congregação, a missão deverá atuar em “acolher os jovens e mulheres com filhos, excluídas e/ou em situação de risco e ir ao encontro de pessoas e familiares nestas situações”.

A fundação do convento é marcada por forte oposição. Inicialmente, Pelletier queria que sua ordem tivesse o título de Generalato, ou seja, que ela tivesse a mesma dignidade de qualquer outra ordem religiosa. A proposta foi para Roma, onde o Papa Gregório XVI emitiu imediatamente um breve apostólico, um documento assinado, similar a um ato administrativo, e referendado pelo Papa. Posteriormente os cardeais votaram com unanimidade em favor da ordem criada por Maria Eufrásia Pelletier.

Com o passar dos anos, a congregação criada na França expandiu-se pelo mundo. Em 1838, foi aberto um convento em Roma e posteriormente em diversos países de todos os continentes.  No Brasil, a sede da Congregação das Irmãs do Bom Pastor está localizada em Recife, em no estado de Pernambuco.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!