Calendário 2020



Dia de João de Fiesole ou Fra Angélico próximos anos




18
Fevereiro de 2018 ( Domingo ) - Dia de João de Fiesole ou Fra Angélico
18
Fevereiro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de João de Fiesole ou Fra Angélico
18
Fevereiro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de João de Fiesole ou Fra Angélico
18
Fevereiro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de João de Fiesole ou Fra Angélico
18
Fevereiro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de João de Fiesole ou Fra Angélico

O Dia de João de Fiesole ou Fra Angélico é comemorado no dia 18 de fevereiro em homenagem ao padroeiro universal dos artistas.

O nome de batismo de João de Fiesole era Guido de Pietro, seu nascimento foi em Mugelo, situada na região da Toscana, Itália. Chegou ao mundo em 1387 e logo demonstrou grande habilidade com a pintura.

Aos 30 anos, sentiu o chamado para seguir na vida religiosa e assim o fez, ingressando na Congregação de São Nicolau. Seu período de permanência foi curto e logo seu destino foi à cidade de Fiesole.

Eis a revelação de um servo de Deus, com esplendido dom para retratar os fatos do cristianismo e através de suas obras trilhar um caminho para a evangelização.

João era absolutamente simples e forjado em ternura

Como qualquer artista, João de Fiesole, começou a ser venerado e admirado, mas dentro de si havia uma diferença singular, seu dom não sobrepunha seu caráter que era:

Desapego material;

Caridade;

Humildade.

João, como Frade, repassava todos os seus ganhos com suas obras para caridade, e para a ordem que o congregou.  Jamais deixou de atender um pedido, era sereno enquanto executava suas obras e por isso, o chamavam de Fra Angélico.

Doava-se para executar com maestria, com riqueza de detalhes, e por isso, antes de cada obra, orava e era prontamente atendido. Suas preces se transformavam em  verdadeiras iluminações, e com seus pinceis, criava formas, texturas, com cores agradáveis, sempre inspirados em algum fato bíblico, ou de alguma vivência sua e de seus co-irmãos.

Sua obra divina sobre a Paixão de Cristo é como uma oração de se perpetua pelos séculos, e que o consagrou como contemplativo e santificado.

Muitos lugares, muitas obras 

A vida de João de Fiesole não era monótona, de fato. Seus trabalhos eram intensos e sempre muito desafiadores, mas para quem ama o que faz, nenhum obstáculo é grande o bastante para fazer cessar a obra.

Por isso, João viajava para executar pinturas nas igrejas que necessitavam de novo vigor espiritual, entre elas, os registros indicam que suas obras enalteceram a beleza natural das Igrejas Medievais em:

Igreja do convento de Fiesole;

Convento de São Marcos, Florença;

Em 1445, esteve em Roma.

E não apenas nas Igrejas que suas obras foram identificadas, mas também em bibliotecas e museus.

Em cada lugar permanecia alguns anos, pois os espaços eram gigantes e com múltiplos desafios, tanto nos afrescos, como em salas grandes.

E mesmo recebendo convites para o bispado, Fra Angélico não se sentia altura de tal posto, talvez até porque seu dom era tamanho, que o poder de evangelizar era maior através de suas pinturas.

Porém, Fiesole, sua cidade natal, era o lugar onde estava seu coração, e lá assumiu como diretor geral, juntamente com seu irmão sanguíneo Bento, por quase sete anos.

Os anos finais da vida de João de Fiesole

Retornando a Roma mais uma vez. João foi chamado por Deus em 18 de fevereiro de 1455, aos 60 anos de idade.

Sua beatificação foi promulgada pelo Papa João Paulo II no ano de 1982, e a data de seu falecimento foi estipulada como dia litúrgico.

Porém, os devotos de João de Fiesole, seguem em procissão todos os anos no seu dia, até sua sepultura, em Santa Maria, cidade de Minerva.

Digno de homenagens antes de artista, pela sua nobreza de caráter e coração puro, mas também muito respeitado como o grande precursor da obras sacras, influenciando as tendências por todo o mundo.




Outras Datas Comemorativas

5
Setembro - Dia da Amazônia
19
Novembro - Dia da Bandeira
16
Agosto - Dia do Filósofo
13
Dezembro - Dia de Santa Luzia
20
Abril - Dia do Disco

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!