Calendário 2019



Dia de Faustino Miguez próximos anos




8
Março de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia de Faustino Miguez
8
Março de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de Faustino Miguez
8
Março de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de Faustino Miguez
8
Março de 2020 ( Domingo ) - Dia de Faustino Miguez
8
Março de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de Faustino Miguez

O Dia de Faustino Miguez é comemorado no dia 8 de março em homenagem ao padre fundador do Instituto Calasancio.

Faustino nasceu em 24 de Março de 1831, na pequena aldeia de Acebedo del Río, na região de Orense. Sua família era humilde e vivia em uma região rural. Todas as atividades eram voltadas para a subsistência, e apesar de tudo, foi nesse árduo início que algumas características do padre vieram a se desenvolver. Algumas delas foram a sua fé em Deus e o seu hábito de fazer orações, que perduraram por toda a sua vida.

Quando atingiu a idade para estudar, Faustino realizou seus estudos do primário e em seguida se transferiu para o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na cidade de Celanova. Essa escolha foi em função da sua fé e também em razão do seu desejo para estudar ciências humanas e latim.

Nesse santuário, Faustino descobriu sua vocação para seguir o sacerdócio e também descobriu uma aptidão para educar as pessoas. Seguindo seu coração, ele permaneceu nesse caminho com o desejo de realizar o sonho de Deus em sua vida.

Seguindo nesse caminho, Faustino conseguiu se formar como Religioso Escolapio na paróquia de São Marcos de Madrid. Lá, ele foi ordenado como sacerdote e finalmente teve como seguir com o seu antigo sonho que ele perseguiu por anos a fio.

Em 1857, o sacerdote foi destinado para Guanabacoa, uma região localizada em Cuba. Lá, ele pode exercer todos os seus dons como educador e passou também a estudar as várias propriedades terapêuticas que as plantas possuíam. Esse seu estudo permaneceu até mesmo depois da sua saída de Cuba. Esse parecia ser um profundo interesse que Faustino tinha. Uma das deduções que se é possível fazer é que as plantas podiam se tornar remédios mais baratos para as pessoas enfermas que não tinham nenhuma condição para pagar cuidados médicos ou medicamentos para se tratarem.

Em mais uma missão ao seu sacerdócio, o padre Faustino foi enviado para Sanlúcar de Barameda. Mais uma vez, seu dom e vontade para educar tomaram conta e ele percebeu a necessidade de educar todas as meninas órfãs da região.

Seus últimos trabalhos de vida foram destinados para este fim. Lá, educou jovens meninas e também trabalhou para a promoção da mulher. Faustino fundou nesse momento de sua vida a Congregação das Filhas da Divina Pastora.

Alguns anos mais tarde, Faustino veio a falecer. Seu óbito é datado no dia 8 de Março de 1925 e poucas informações nós temos em relação a sua canonização. O que sabemos é que o dia da sua morte é o dia da comemoração da sua festa, e muitos fiéis ao redor do mundo fazem culto em sua homenagem.

A sua luta pelas educação das jovens e pela promoção da mulher são atributos que fazem do padre Faustino um homem à frente do seu tempo. Na sua época, era inimaginável alguns dos esforços que o padre foi capaz de fazer. E todo o seu trabalho foi voltado para a sua religiosidade e vontade divina a qual ele sempre mencionava quando se relacionava com o seu trabalho. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!