Calendário 2019



Dia de Catarina Drexel próximos anos




3
Março de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia de Catarina Drexel
3
Março de 2018 ( Sábado ) - Dia de Catarina Drexel
3
Março de 2019 ( Domingo ) - Dia de Catarina Drexel
3
Março de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Catarina Drexel
3
Março de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de Catarina Drexel

O Dia de Catarina Drexel é comemorado no dia 3 de março em homenagem à fundadora da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento.

Catarina nasceu em 1858, em uma família de posses. Seu pai era banqueiro e durante boa parte da sua vida ele se dedicou ao cristianismo e à caridade, sempre atendendo às necessidades sociais dos menos favorecidos. Inclusive, sua mãe ajudava seu pai a realizar diversas ações de caridade na região de onde moravam (Filadélfia – Estados Unidos).

Esse comportamento familiar que pode ser considerado atípico foi o que começou a dar uma visão de mundo para Catarina. Durante toda a sua infância ela pode perceber a real importância de ajudar ao próximo.

Alguns anos mais tarde, Catarina fez uma viagem com seus pais, onde toda a sua família acabaria passando por regiões paupérrimas dos Estados Unidos. Naquela região eram concentrados prioritariamente o povo indígena e o povo de origem afrodescendente. 

Essa viagem demonstrou para a jovem menina que nem todos tinham a mesma sorte que ela. E no momento que aconteceu aquela viagem, ela pode ver em primeira mão como existem pessoas que vivem completamente na pobreza e na miséria, o que mexeu ainda mais com o emocional da menina.

Pouco tempo mais tarde, Catarina Drexel passou a distribuir os seus bens para ações sociais providenciadas pelas igrejas. Mesmo com a sua devoção e com a sua ação nobre, Catarina percebeu que apenas a doação dos seus poucos bens não era o suficiente para ajudar o povo indígena a melhorar de vida.

Com essa atitude, em 1887, ela acabou fundando a primeira escola em Santa Fé, no Novo México. Essa escola era destinada para os indígenas, e toda a sua ação social era para dissipar conhecimento em toda aquela região.

Em 1891, Catarina continuou seguindo seu caminho que tinha um profundo aspecto religioso e decidiu a dar um próximo passo. Esse próximo passo foi a fundação da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento. Como era de se esperar, essa congregação também era voltada para ajudar o povo indígena e o povo afro-americano, mas dessa vez seu impacto era em nível nacional.

Como podemos ver, a imagem que Catarina Drexel teve naquela viagem a transformou para sempre, onde praticamente todo o resto de sua vida (desde aquela viagem) foi dedicada para ajudar os menos afortunados com a mesma etnia.

A congregação de Catarina fornecia educação religiosa, serviços sociais e também fornecia visitas para várias famílias que estavam em condições precoces (eram feitas visitas em hospitais e prisões, na maior parte do tempo).

Apesar dos seus esforços, alguns anos mais tarde Catarina Drexel veio a adoecer e viveu o resto de sua vida praticamente imóvel. Esse período de sua vida foi dedicado para orações em nome de Cristo.

No dia 3 de março de 1955, Catarina Drexel faleceu, e a maioria das pessoas da sua região já reconhecia a sua bondade e seus bons atos.

Sua herança para a comunidade religiosa e para a comunidade no geral foi muito forte. Uma das maiores mensagens que Catarina passou na sua vida foi à mensagem de que ninguém deveria ser discriminado por raça ou por seu status social. Todos os seus esforços sempre partiam dessa mesma premissa.

Em 1988, o Papa João Paulo II beatificou Catarina Drexel e a sua veneração é dada no dia de sua morte, 3 de março.





Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!