Calendário 2019



Dia de Bem-aventurado Damião de Molokai próximos anos




10
Maio de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia de Bem-aventurado Damião de Molokai
10
Maio de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de Bem-aventurado Damião de Molokai
10
Maio de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de Bem-aventurado Damião de Molokai
10
Maio de 2020 ( Domingo ) - Dia de Bem-aventurado Damião de Molokai
10
Maio de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de Bem-aventurado Damião de Molokai

O Dia de Bem-aventurado Damião de Molokai é celebrado em 10 de maio em homenagem ao padroeiro dos leprosos e dos doentes de sida.

Damião de Molokai, também é conhecido pelos nomes Damião de Veuster, Jozef de Veuster e Padre Damião. Ele nasceu no dia 3 de janeiro de 1840, em Tremeloo, na Bélgica.

Sua família era bastante grande e cristã e Damião estudou em um colégio religioso. Seu nome de batismo era Jozef, mas ele adotou Damião nos seus primeiros votos realizados quando entrou no noviciado da Congregação dos Sagrados Corações em Lovaina, na Bélgica.

O irmão de Damião, Augusto, tinha o sonho de viajar pelos mares e participar ativamente de trabalhos missionários e, como ele não pôde realizar, Damião tomou o sonho para si e se aventurou nas missões.

Ele começou em 19 de março de 1864, quando chegou ao porto de Honolulu no Havaí como missionário e lá foi se tornou sacerdote alguns dias depois.

Nessa época, muitas doenças atingiram os havaianos trazidas pelos comerciantes que negociavam entre as ilhas. Milhares de pessoas morreram e entre as doenças estavam a gripe, a sífilis e a lepra. Com medo de que a doença se espalhasse ainda mais, o rei Kamehameha IV exilou todos os leprosos em uma colônia na ilha de Molokai.

E em 1865 o Padre Damião, mesmo consciente de que correria risco de morte, decidiu ir para Molokai para cobrir as necessidades religiosas e conferir os Santos Sacramentos para os doentes.

Damião executou um longo trabalho naquele local que era chamado de "ilha da morte", devido às condições precárias em que aquelas pessoas foram deixadas. Ele construiu uma igreja, restabeleceu leis básicas, construiu casas, retomou o trabalho agrícola e estabeleceu um sistema escolar, melhorando as condições de vida daqueles havaianos.

Após muitos anos convivendo com os doentes, ele contraiu lepra, mas conseguiu seguir o seu trabalho com bastante dedicação até duas semanas antes de sua morte.

Bem-aventurado Damião de Molokai faleceu em 15 de abril de 1889, aos 49 anos de idade, em Molokai, no Havaí. Padre Damião foi beatificado em 1995 e canonizado em 11 de outubro de 2009. 




Outras Datas Comemorativas

1
Fevereiro - Dia de Santa Veridiana
28
Março - Dia de São Gontrão
20
Novembro - Dia do Biomédico
16
Fevereiro - Dia de Santo Onésimo

Política Privacidade

CalendárioBr 2018 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!