Calendário 2020



Dia da Bem-aventurada Colomba de Rieti próximos anos




20
Maio de 2018 ( Domingo ) - Dia da Bem-aventurada Colomba de Rieti
20
Maio de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia da Bem-aventurada Colomba de Rieti
20
Maio de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia da Bem-aventurada Colomba de Rieti
20
Maio de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia da Bem-aventurada Colomba de Rieti
20
Maio de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia da Bem-aventurada Colomba de Rieti

O Dia da Bem-aventurada Colomba de Rieti é comemorado no dia 20 de maio.

A Bem-aventurada Colomba de Rieti foi uma freira italiana que viveu no século XV, sendo venerada pela Igreja Católica no dia 20 de maio, data incluída no calendário litúrgico.

A vida da Bem-aventurada Colomba de Rieti

Colomba de Rieti foi batizada com o nome de Angelina Dove Guadagnoli (Angelella, em italiano), tendo nascido a 2 de fevereiro de 1467, em Rieti, na Perúgia, Itália. Pertencia a uma família da aristocracia italiana.

Conta-se que o dia de seu batizado foi curioso e marcante pois, no mesmo momento em que recebia o batismo, desceu sobre sua cabeça uma pomba branca, que foi vista como um símbolo das graças que o Espírito Santo estava colocando em sua alma. A partir desse momento, tornou-se conhecida como Colomba que, em italiano, significa “pomba”.

Desde pequena, a menina Colomba consagrou seu coração e sua vida ao amor de Jesus Cristo, da mesma forma como fizeram São Domingos e Santa Catarina, pessoas com quem conviveu e de quem se tornou discípula.

Por sua própria vontade, perseguia sempre com firmeza os caminhos determinados pelo cristianismo, buscando a santidade. Seus sacrifícios e penitências, conforme os relatos, provinham desde o berço, quando procurava se privar da amamentação, e sua infância foi plena de penitências severas, que ela impunha a si mesmo, podendo ser equiparadas às penitências de adultos considerados santos.

Com a idade de dez anos, Colomba se consagrou totalmente a Deus, fazendo o voto da castidade, mesmo sabendo que seus pais já haviam assumido um casamento, como era o costume na época. O acerto das núpcias tornou-se desfeito quando Colomba se apresentou aos pais com a cabeça raspada, provocando comoção pela sua real vocação.

Sua formação religiosa teve início no convento dominicano da Ordem Terceira, onde teve como orientadora espiritual Santa Catarina, pessoa a quem ela chamava de “Irmã”, e como confessor São Domingos, de quem recebeu o hábito, no ano de 1496.

Colomba sempre se mostrou muito especial, pois, além de sua alta capacidade de contemplação, também apresentava dons extraordinários, como o dom da profecia, a sabedoria para dar conselhos, o dom da cura e o conhecimento dos sentimentos da alma humana.

Contando 19 anos de idade, atendendo a uma inspiração, transferiu-se para Perugia, cidade onde fundou um convento dominicano da Ordem Terceira e onde recebia jovens da nobreza para oferecer-lhes educação religiosa.

Muitas vezes durante a vida, Colomba caiu em êxtase, chegando a conversar com pessoas da nobreza, autoridades e pessoas do povo, apresentando conselhos e alertas com relação a ameaças iminentes, revelando segredos e anunciando a chefes militares as melhores estratégias para vitórias.

Colomba chegou a ser recebida pelo Papa Alexandre VI quando este, em uma visita a Perúgia, recebeu dela informações sobre as adversidades que recairiam sobre sua família, os Borgia.

Seu apostolado foi bastante fecundo também fora do convento, onde se apresentava como uma verdadeira pomba, distribuindo paz e concórdia, dissuadindo as poderosas famílias da nobreza, em constante conflito pela disputa da região. Com suas intervenções, Colomba conseguiu impedir diversas lutas, que poderiam ser sangrentas e que poderiam ter destruído definitivamente a cidade de Perugia.

Colomba morreu aos 33 anos de idade, em 20 de maio de 1501, no mesmo convento em que fundara, em Perugia. Foi beatificada em 1627 pelo Papa Urbano VIII, que a declarou padroeira de Perugia.

Colomba é representada na iconografia com roupas da Ordem Terceira Dominicana, tendo ao seu lado uma pomba e, em certas imagens, uma coroa de rosas sobre a cabeça e um lírio e uma cruz nas mãos.

Suas imagens podem ser observadas em diversas igrejas na província de Perugia e Rieti, além de uma valiosa imagem pintada por Nuvolone, numa coleção privada em Lodi.




Outras Datas Comemorativas

16
Maio - Dia do Gari
20
Outubro - Dia do Arquivista
31
Março - Dia de Santo Amós
26
Fevereiro - Dia do Comediante
7
Novembro - Dia do Radialista

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!