Calendário 2017



Dia das Saudações próximos anos




21
Novembro de 2016 ( Segunda-feira ) - Dia das Saudações
21
Novembro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia das Saudações
21
Novembro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia das Saudações
21
Novembro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia das Saudações
21
Novembro de 2020 ( Sábado ) - Dia das Saudações

Dia das Saudações

O Dia das Saudações (no Brasil) e Dia Mundial da Saudação (no mundo) tem sua comemoração no dia 21 de novembro, todos os anos, em pelo menos 180 países.

A data tem como objetivo a celebração da importância de uma saudação para a preservação da paz. Saudar ou cumprimentar alguém traz um forte significado, sendo capaz de apaziguar ou amenizar conflitos, criando ambiente mais saudável e confiável entre as pessoas, ou mesmo entre países.

Saudação: gestos que trazem a paz

Entre os homens, desde os primórdios da civilização, os gestos que simbolizam os cumprimentos sempre tiveram variação, de cultura para cultura. Entre os ocidentais e boa parte das culturas, o aperto de mão é um gesto de saudação e de paz. O aperto de mão, segundo historiadores, mostra que a pessoa está desarmada e pronta para o diálogo, e surgiu do fato de o homem sempre utilizar a mão direita para empunhar qualquer arma.

Entre um homem e uma mulher ou entre mulheres que não possuem tanta intimidade, o aperto de mão é o cumprimento mais comum. Em algumas culturas, também costuma-se dar beijos no rosto entre o homem e a mulher, ou entre mulheres que são amigas há mais tempo.

Alguns países asiáticos trazem o costume do cumprimento unindo as próprias mãos e, no Japão, por exemplo, uma saudação é feita com a curvatura da coluna, seguida do aperto de mão em conjunto, mantendo a forma tradicional de uma saudação.

Os árabes costumam se cumprimentar com a troca de beijos nas faces, entre os homens, costume também verificado na Itália, onde o beijo no rosto entre homens da mesma família é o cumprimento mais comum. O beijo no rosto entre os homens italianos, inclusive, é muito utilizado em filmes sobre a Máfia, no cinema, como um meio de se identificar os membros da mesma “famiglia”.

Como surgiu o Dia das Saudações

O Dia das Saudações (ou Dia Mundial da Saudação) procura mostrar a nobreza do ser humano que procura a paz. Sua primeira celebração aconteceu em 1973 e teve seus antecedentes em 1967, com a Guerra dos Seis Dias, quando Israel ocupou a Península do Sinai, a Faixa de Gaza e os Montes Golan, no Oriente Médio.

Em outubro de 1973, numa coligação, a Síria e o Egito lançaram um duplo ataque às frentes israelenses, atacando no Sinai e nos Montes Golan, dando assim origem à Quarta Guerra entre árabes e israelenses.

Na oportunidade, dois professores norte-americanos, Brian McComarck e Michael McComarck (das universidades do Arizona e de Harvard, respectivamente), decidiram criar o Dia Mundial da Saudação, ou World Hello Day, como uma forma de alertar o mundo para a necessidade de paz e harmonia.

O Dia Mundial da Saudação traz o costume de incentivar as pessoas a cumprimentar pelo menos outras dez, através de qualquer gesto que simbolize a paz, demonstrando assim que a preservação da paz no mundo pode ser feita com o contato entre os seres humanos, sem necessidade do uso da força.

Celebrado atualmente em 180 países diferentes, o Dia Mundial da Saudação é mais uma data para celebrar a paz mundial. Muitas pessoas e entidades aproveitam a comemoração para enviar mensagens a líderes de países em conflito, encorajando-os a utilizar medidas pacíficas para a solução dos problemas. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia das Saudações
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia das Saudações
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia das Saudações
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

2
Setembro - Dia de Santa Dorotéia
22
Setembro - Dia dos Amantes
18
Outubro - Dia de São Lucas
13
Maio - Dia do Automóvel
14
Maio - Dia das Mães
29
Setembro - Dia do Anunciante

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!