Calendário 2017



Dia da Vitória próximos anos




8
Maio de 2016 ( Domingo ) - Dia da Vitória
8
Maio de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia da Vitória
8
Maio de 2018 ( Terça-feira ) - Dia da Vitória
8
Maio de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia da Vitória
8
Maio de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia da Vitória

O Dia da Vitória, também lembrado como o Dia da Vitória na Europa, é comemorado em 8 de maio.

O Dia da Vitória está relacionado com o fim da Segunda Guerra Mundial: o 8 de maio de 1945 é a data formal da derrota da Alemanha nazista e a vitória do grupo dos Aliados.

Um dia antes, em 7 de maio, houve a assinatura de um documento preliminar, que indicava a rendição das tropas alemãs. Contudo, a formalidade da rendição aconteceu no dia 8, através de representantes da Alemanha, que juntamente na presença do Alto Comando das Forças Aliadas e das Forças Armadas Soviéticas, assinaram a derrota alemã.

Foram seis longos anos de duração da Segunda Guerra Mundial, e por isso, o Dia da Vitória serviu para que toda a Europa finalmente voltasse a respirar novamente, depois de tanta agonia.

Na realidade, a data intencionada para ser considerada o Dia da Vitória era dia 9, e não 8, contudo, a imprensa foi capaz de vazar a notícia da rendição. Em pouco tempo, todos os veículos de notícia no velho continente já estavam sabendo da vitória aliada e celebrando.

Na Inglaterra e Estados Unidos, principalmente, grande parte da população foi para as ruas festejar o fim da guerra na Europa.

Na União Soviética, o Dia da Vitória foi marcado para dia 9 de maio, como era a data combinada.

Origem do Dia da Vitória

O dia 8 de maio é a data do pedido de rendição formal da Alemanha, pondo fim na Segunda Guerra Mundial.

Ainda em abril, as tropas aliadas – constituídas pelos americanos, ingleses e russos – invadiram a Alemanha.

A captura de Mussolini também foi um marco importante, com sua morte ocorrendo por fuzilamento em 28 de abril. Em 30 de abril, Hitler se suicidava em seu bunker.

Dia da Vitória no Brasil

Infelizmente, o Dia da Vitória passa praticamente batido nos meios de comunicação brasileiros. Uma pequena parte da população lembra da comemoração e do registro dos quase 25.000 mil brasileiros que fizeram parte do maior conflito bélico da história.

Esse grupo de quase 25.000 mil homens passaram por dezenas de dificuldades, especialmente na volta à terra natal, quando não receberam qualquer assistência do governo, tanto social como de saúde.

Quando a palavra liberdade soar, a memória dos ex-combatentes brasileiros deve vir à tona, pois graças também a eles, a luta contra a opressão e a intolerância nazista foi derrotada, entregando a paz novamente nas mãos da Europa.

Guerra no pacífico e na Ásia 

Mesmo com a guerra finalizada na Europa, a guerra ainda continuava em solo asiático e no pacífico.

O Japão estava quase pedindo a rendição também, pois estavam perdendo facilmente contra os norte-americanos. Contudo, antes da rendição acontecer, os Estados Unidos marcaram a história com o lançamento de duas bombas atômicas, culminando com a destruição de Hiroshima (em 6 de agosto de 1945) e em Nagasaki (em 9 de agosto de 1945).

A rendição aconteceu após esse ocorrido, em 2 de setembro de 1945.

Curiosidades

Aproximadamente 47 milhões de pessoas foram mortas durante o período da Segunda Guerra Mundial e como consequência desta.

Os Estados Unidos foram considerados a maior potência do mundo, enquanto que a União Soviética permaneceu em segundo lugar. A Guerra Fria foi consequência da rivalidade instaurada entre esses dois países após a Segunda Guerra Mundial. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia da Vitória
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Vitória
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

28
Fevereiro - Dia de Santo Serapião
5
Fevereiro - Dia do Datiloscopista
25
Julho - Dia do Colono
25
Junho - Dia do Imigrante

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!