Calendário 2017



Dia da Revolução Chinesa próximos anos




1
Outubro de 2016 ( Sábado ) - Dia da Revolução Chinesa
1
Outubro de 2017 ( Domingo ) - Dia da Revolução Chinesa
1
Outubro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia da Revolução Chinesa
1
Outubro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia da Revolução Chinesa
1
Outubro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia da Revolução Chinesa

Dia da Revolução Chinesa

No dia 1 de outubro é celebrado o Dia da Revolução Chinesa, onde se comemora a data em que a China, através de uma revolução liderada por Mao Tsé Tung em 1949, tornou-se a república popular da China, convertendo-se em um país comunista.

História da Revolução Chinesa

A revolução Chinesa é separada em duas grandes revoluções, sendo que a primeira ocorreu em 1911, quando o estadista chinês Sun Yat-sen, liderou o movimento nacionalista que acabou com a Dinastia Manchu, que dominava o país desde o ano de 1644. A China vinha de um histórico de exploração por países da Europa e estava muito fraca economicamente, assim quando Sun Yat-sen fundou o Partido Nacionalista em 1908, juntou o apoio dos militares e simpatizantes e em 1911 derrubou o império Qing, tornando-se o primeiro presidente da República Chinesa

Comunistas x Nacionalistas

Apesar de ter tido o apoio para derrubar o império, ainda haviam muitas pessoas que não concordavam com as ideias e ações do novo governo e isso gerou muitas batalhas, culminando em uma guerra civil de larga escala no país.

Em 1925, com a morte de Sun Yat-sen, o Partido Comunista ganhou folego, porém em 1927 os militares aumentaram o combate a opositores da República, incluindo os comunistas e também proprietários de terras, que não concordavam com o governo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, houve um recesso na guerra interna, onde a China focou suas lutas no combate ao Japão, que tentava aumentar seu domínio sob a região Chinesa, que acabou surtindo efeito, com a retirada dos Japoneses do território chinês. Logo após esse conflito, o país voltou a ter batalhas internas devido as discordâncias sobre o rumo do país.

Mao Tsé Tung assume o poder

Mao Tsé Tung, então líder do partido comunista, teve papel fundamental na expulsão dos Japoneses que queriam dominar o território chinês, ganhando então grande destaque, ainda mais por suas ideias que traziam um viés populista, pois pregava a reforma agrária e melhora na vida dos mais pobres, através da distribuição de riquezas. Assim em 1 de outubro de 1949 assumiu o poder como Presidente do Governo Central, fundando a República Popular da China, pelo Partido Comunista Chinês.

Assim que assumiu Mao implementou diversas medidas que deram uma guinada na China para o comunismo, e com o apoio da URSS, ocorreu uma grande mudança na economia e nos métodos de produção através da revolução do proletariado. Apesar das mudanças terem como objetivo uma melhor distribuição de renda, parte da população não estava satisfeita e continuou a fazer oposição ao governo.

Para mudar esse cenário, Mao Tsé Tung iniciou em 1966 uma revolução cultural, que tinha por objetivo transformar o pensamento da China no viés Comunista, que acabou por matar milhares de pessoas que eram contra o governo.

Com as medidas Mao se manteve no poder até sua morte no ano de 1976, sendo que após a sua morte o Partido Comunista continuou no poder, porém com líderes mais moderados e que passaram a buscar medidas mais ocidentais para melhorar a economia, apesar de manter a política fechada para oposições. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!