Calendário 2017



Dia da Reforma Protestante. próximos anos




31
Outubro de 2016 ( Segunda-feira ) - Dia da Reforma Protestante.
31
Outubro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia da Reforma Protestante.
31
Outubro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia da Reforma Protestante.
31
Outubro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia da Reforma Protestante.
31
Outubro de 2020 ( Sábado ) - Dia da Reforma Protestante.

O Dia da Reforma Protestante (Reformationstag, em alemão) é festejado no dia 31 de Outubro. Essa data é celebrada pelas igrejas cristãs que se originaram, mesmo de maneira distante, da Reforma Protestante, que aconteceu neste mesmo dia em 1517, por Martinho Lutero. Uma das principais igrejas cristãs que festeja essa data é a Luterana.

O Dia da Reforma Protestante é feriado de âmbito nacional nos estados alemães de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Turingia, Brandemburgo, Saxônia-Anhalt, Saxônia e, claro, na Estônia, devido ao fato deste dia ser considerado essencial para a identidade cultural do país, apesar da maioria da população eslovena ser católica romana. 

A Reforma Protestante

A Reforma Protestante aconteceu no século XVI e se originou na Europa Central. Liderado por Martinho Lutero, este foi um movimento de renovação, onde foram criadas várias igrejas, todas se declarando com a ausência de autoridade do Papa.

No ano de 1517, Martinho Lutero iniciou em frente a igreja de Wittenberg, uma inovadora proposta de reforma, através de argumentos contra a doutrina das indulgências. Tal proposta passou a ser mundialmente conhecida como as 95 teses, postas na porta da igreja do Castelo (Schlosskirche).

No começo, este não era um ato de desafio ou provocação, visto que a Igreja do Castelo se localizava na rua mais importante de Wittenberg, sendo que a porta dessa igreja servia como um quadro de avisos públicos, ou seja, o lugar adequado para se por notícias importantes. Ademais, todas as teses foram escritas em latim (língua oficial da Igreja), e não em alemão. Todavia, essa situação causou alguns embates entre o Lutero e os aliados do Papa sobre as doutrinas e práticas. A tradição luterana só foi nascer realmente em 1520, ano em que aconteceu a excomungação de Lutero e seus seguidores.

A igreja Luterana considera o Dia da Reforma como um feriado menor. Na verdade, este dia é definido oficialmente como o Festival da Reforma. Até o século XX, o Dia da Reforma era celebrado pelas igrejas luteranas no dia 31 de outubro, independente do dia da semana em que caísse. Atualmente, muitas igrejas protestantes mudam a data dessa celebração para que ela ocorra no domingo, e às vezes até celebram em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. No entanto, os sabatistas buscam celebrar no dia 31, rigorosamente. O máximo que pode é acontecer é deslocar a celebração para o sábado.

Tradições do Dia da Reforma

A cor litúrgica que representa a data é o vermelho, que também representa os mártiras da Igreja Cristã e o Espírito Santo. Existe a tradição de cantar o Hino de Lutero, “Castelo Forte é Nosso Deus” (ou em alemão, Ein feste Burg ist unser Gott), e todos permanecem de pé, devido à memória de quando era cantado nas guerras religiosas no século XVI. Outra tradição que acontece é a da representação das cenas da vida de Lutero por alunos de igrejas protestantes.

Embora existam diferenças entre as muitas igrejas criadas, todos os principais nomes da Reforma evidenciam a importância da Bíblia como documento fundamental para se ter uma revelação divina. Ademais, muitos protestantes acreditam que a Reforma teve um papel essencial para aumentar a noção da responsabilidade do Cristianismo ao redor do mundo.




Outras Datas Comemorativas

18
Fevereiro - Dia de São Flaviano
20
Fevereiro - Dia de Santo Ulrico
16
Novembro - Semana da Música
21
Abril - Tiradentes
20
Janeiro - Dia do Farmacêutico

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!