Calendário 2018



Dia da Mentira próximos anos




1
Abril de 2016 ( Sexta-feira ) - Dia da Mentira
1
Abril de 2017 ( Sábado ) - Dia da Mentira
1
Abril de 2018 ( Domingo ) - Dia da Mentira
1
Abril de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia da Mentira
1
Abril de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia da Mentira

Dia da Mentira

O Dia da Mentira é comemorado em 1° de Abril. Também conhecido como o dia das petas, dia das mentiras, dia dos tolos de abril ou mesmo dia dos bobos. O Dia da Mentira é uma brincadeira onde as pessoas tem o costume de inventar algo para pregar uma peça nos seus amigos. 

Origem do Dia da Mentira

A origem do 1 de abril tem várias explicações, uma das mais conhecidas é que na França do século XVI, o Ano Novo era celebrado em 25 de Março e as festas duravam 1 semana e terminavam em 1 de Abril. Porém em 1564 o Rei Carlos IX da França adotou o calendário gregoriano, estabelecendo o dia de ano novo como 1 de Janeiro, muitos franceses então, por não gostarem da mudança, continuaram celebrando o ano novo na data anterior, que acabou gerando muitas piadas daqueles que aderiram a nova data, e eles enviavam presentes e falsos convites para celebrações do dia 1 de Abril, como forma de brincadeiras para eles.

Com o tempo essas brincadeiras foram se disseminando pela Europa e consolidou a data, hoje conhecida na França como “Posson d’avril” e na Itália como "pesce d’aprile”, significando peixe de Abril. O Dia da Mentira em inglês a é conhecido como o April Fools’ Day, que em tradução literal significa “Dia dos Tolos de Abril”.

Dia da Mentira no Brasil

No Brasil, o Dia da Mentira começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou um periódico chamado A Mentira  que, no dia 1º de Abril, foi publicada uma notícia que informava o falecimento de Dom Pedro, desmentida logo no dia seguinte. 

Dia da Mentira nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos o April Fools’ Day é celebrado com a aplicação de diversas brincadeiras, pegadinhas e outras atividades entre conhecidos.

Reportagem da BBC sobre Plantação de Espaguetes em 1° de Abril de 1957

Existem algumas brincadeiras que ficaram muito famosas, como a reportagem da BBC de Londres sobre a da plantação de espaguetes na Suiça, em 1957. Na época, foi divulgada uma reportagem falsa que afirmava a existência de árvores de espaguetes, levando muitas pessoas a ficarem interessadas nestas plantações. 

Veja o vídeo da brincadeira inglesa:

 https://www.youtube.com/watch?v=tVo_wkxH9dU 

Dia da Mentira na Internet

Diversas plataformas onlines já pregaram diferentes peças nos seus usuários. O Google, por exemplo, já anunciou até mesmo uma ferramenta que transmitiria cheiros através do computador. Segundo o site, o usuário teria que aproximar o nariz da tela por alguns segundos para que conseguisse sentir os aromas.    

Dia da Mentira – Filme

O filme Dia da Mentira é um filme lançado em 2008, que conta a história de uma jovem, que em todo o dia 1 de Abril promove festas com diversos trotes, porém em uma dessas festas ela e seus convidados se tornam reféns de um assassino que quer matar a todos. 

Dia da Mentira 2015

O dia da mentira em 2015 será celebrado na Quarta Feira 1 de Abril. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia da Mentira
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Mentira
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!