Calendário 2017



Dia da Lembrança próximos anos




26
Dezembro de 2016 ( Segunda-feira ) - Dia da Lembrança
26
Dezembro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia da Lembrança
26
Dezembro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia da Lembrança
26
Dezembro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia da Lembrança
26
Dezembro de 2020 ( Sábado ) - Dia da Lembrança

Dia da Lembrança 

O Dia da Lembrança é festejado um dia após a celebração do Natal, que comemora o nascimento de Jesus Cristo, ou seja, em 26 de Dezembro.

O Dia da Lembrança está no nosso calendário oficial de celebrações, mas nunca houve de fato uma explicação clara para que esse tenha sido escolhido como um dia para lembrar, e como um dia para se comemorar o ato de lembrar.

O que se imagina é que o dia 26 de Dezembro foi escolhido por acontecer logo depois do Natal, e como essa celebração já nos obriga a retomar muitas reflexões e pensamentos seria um bom momento para instituir o dia da lembrança. Pesquisadores e historiadores também fomentam esse mesmo pensamento.

Além disso, o dia da lembrança também retoma a ideia que os antigos romanos cultivavam, de que o coração era o centro da nossa memória e, portanto, o verdadeiro responsável pelas nossas recordações. Não é por acaso que no nosso vocabulário está a expressão “de cor”, que basicamente significa lembrar ou saber algo de coração.

O que é comemorado nesse dia?

No dia da lembrança é celebrada a nossa possibilidade enquanto seres humanos de reviver através da memória os maravilhosos momentos que tivemos e até mesmo os péssimos, pois de alguma forma eles foram importantes para a nossa formação e para a nossa identidade enquanto pessoas

Nessa data o ideal é que se recorde tudo de bom e de ruim que ocorreu há muito ou a pouco tempo atrás, para aproveitar novamente todas as sensações que aqueles instantes específicos te proporcionaram, sejam elas totalmente positivas, totalmente negativas ou mistas.

Que tal lembrar daquele almoço com os avós, na infância? Ou recordar o “fora” que levou da primeira garota que gostou? Talvez guardar alguns minutinhos para recordar com carinho o seu animal de estimação que já se foi também faça muito bem!

É bem provável que recordar a formatura no colégio, o primeiro porre na faculdade, o encontro com o cara dos seus sonhos, seu noivado e seu casamento sejam momentos óbvios que estarão na sua lista de lembranças que vem logo a mente, mas também vale voltar àquelas que não são menos especiais, mas que não aconteceram em ocasiões únicas, como uma conversa reflexiva e descontraída com seu melhor amigo ou a primeira vez que você escutou a música que hoje nunca para de ouvir.

Além de lembrar tudo que te fez bem e que te fez mal em diferentes graus o dia da lembrança também é válido para mostrar para outras pessoas que elas são importantes para você. Um cartão, um telefonema, um e-mail, um comentário em uma rede social. Se for possível, que tal visitar essa pessoa ou convida-la para sair, para viverem juntos esses momentos de deliciosa nostalgia? São possibilidades interessantes, afinal, a graça da vida é ter histórias para contar e elas perdem muito do sentido se não são compartilhadas com aqueles que mais amamos! 




Outras Datas Comemorativas

8
Dezembro - Dia da Justiça
26
Julho - Dia dos avós
2
Setembro - Dia de Santa Dorotéia
4
Outubro - Dia do Barman
26
Dezembro - Dia de Santo Estevão
28
Março - Dia do Diagramador

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!