Calendário 2018



Data da Juventude do Brasil próximos anos




22
Setembro de 2016 ( Quinta-feira ) - Data da Juventude do Brasil
22
Setembro de 2017 ( Sexta-feira ) - Data da Juventude do Brasil
22
Setembro de 2018 ( Sábado ) - Data da Juventude do Brasil
22
Setembro de 2019 ( Domingo ) - Data da Juventude do Brasil
22
Setembro de 2020 ( Terça-feira ) - Data da Juventude do Brasil

Dia da Juventude do Brasil

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Juventude do Brasil, que é a data onde se celebra os jovens e sua importância para a sociedade.

Importância da Juventude no Brasil

Como sabemos os jovens de hoje serão os adultos que formarão a sociedade de amanhã. Apesar do clichê, a juventude tem realmente grande importância na sociedade, pois a partir dela que poderão ser geradas mudanças, que trarão benefícios no futuro, como um melhor desenvolvimento, diminuição de intolerâncias, diminuição da violência, entre outros.

No Brasil considerando dados do IBGE, a população jovem entre 15 e 24 anos chega a 20% do total da população, o que significa que de cada 10 brasileiros, 2 estão na fase considerada juventude.

Maiores Riscos para a Juventude

A juventude é uma fase de transição, e pode ser bem complexa e inconsequente, além do mais, com a grande quantidade de jovens que existem no Brasil, existem vários riscos que podem afetar o desenvolvimento deles, como por exemplo: questões de saúde pública, como o vício no álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce; questões ligadas a violência, como violência física ligada a abuso de álcool e drogas e também de ordem sexual, como abusos, além é claro da violência no trânsito que devido a soma de vários fatores, acaba vitimando cada dia mais os jovens.

Desta forma é necessário um trabalho voltado a prevenção e educação de todos, orientando e criando regras que possam minimizar todos esses riscos e garantir uma fase de juventude tranquila.

Participação da Juventude na sociedade Política

No Brasil os jovens no geral não se interessam muito por política, geralmente aqueles que estão mais engajados participam de algum grupo ideológico ou mesmo tem convicções ideológicas, porém grande parte dos jovens não tem atuação política, além da votação que é obrigatória a partir dos 18 anos de idade.

Em outras culturas como nos Estados Unidos e países da Europa, existe uma grande participação dos jovens desde cedo, isso em razão do estimulo e das diferentes informações que todos tem acesso desde criança na escola e em casa, que acaba gerando um interesse maior por assuntos ligados a política.

Outro fator determinante para a falta de interesse dos jovens em política no Brasil é o mesmo de grande parte da população adulta, que é acreditar que a política não interfere no dia-a-dia, e generalizar como se essa prática seja moralmente errada, devido aos escândalos de corrupção e outros.

Religião

Da mesma forma que a politica o interesse religioso dos jovens não é espontâneo e sim muito influenciado, em grande parte pelos pais, que frequentam determinada religião.

Outra grande influência está ligada a grupos de juventudes ligados a algum rito religioso, como na Igreja Católica e Igreja Evangélica, onde existem grupos de jovens que aglomeram seus participantes em atividades direcionadas para a juventude com fundo religioso.

Porém nos últimos anos está crescendo a quantidade de jovens que já não professam mais a religião de seus pais, tomando liberdade para seguir outra religião e em alguns casos nenhuma religião.

O Futuro dos Jovens

É certo afirmar que o futuro da juventude, especialmente no Brasil, passa pela educação, pois ela é o mecanismo para que os jovens possam se preparar para o futuro, desenvolvendo suas habilidades, desde o pensamento e entendimento da sociedade até conhecimentos específicos, tornando-o capaz de ser um cidadão pleno. Muitos dos problemas relacionados a violência, saúde, falta de interesse na política, entre outros podem ser trabalhados através da educação, que passo a passo poderá fazer uma sociedade melhor no futuro. Do ponto de vista mais prático, basta observar países que tiveram grande desenvolvimento tecnológico e da sociedade, que veremos que a base desse crescimento foi a educação e o investimento nos jovens.

Outras datas comemorativas

Além de 22 de setembro, existem outras datas em que se celebra a juventude, como o dia 30 de março e também o dia 12 de agosto, onde se celebra o Dia Internacional da Juventude. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

 Data da Juventude do Brasil
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
 Data da Juventude do Brasil
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!