Calendário 2017



Dia da Integração Nacional próximos anos




31
Março de 2016 ( Quinta-feira ) - Dia da Integração Nacional
31
Março de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia da Integração Nacional
31
Março de 2018 ( Sábado ) - Dia da Integração Nacional
31
Março de 2019 ( Domingo ) - Dia da Integração Nacional
31
Março de 2020 ( Terça-feira ) - Dia da Integração Nacional

Dia da Integração Nacional

O dia 31 de março, além de marcar a data da Revolução de 1964, traz também a comemoração do Dia da Integração Nacional, um dia que, em vez de ser festejado, deve trazer à tona as políticas necessárias para o desenvolvimento sustentável do Brasil, em suas mais remotas regiões.

A data foi criada para conscientizar tanto governantes quanto a população das diversas diferenças regionais, marcadas pelo desenvolvimento desigual e que demanda ainda muito trabalho para criar oportunidades iguais para todos os habitantes em todas as regiões.

O que é integração nacional

O Brasil, sabidamente, é um país de contrastes, com regiões muito diferentes entre si, e essas diferenças criaram, ao longo do tempo, polos de desenvolvimento e regiões carentes, criando uma brutal discrepância entre algumas delas, entre as quais podemos citar o Sul e Sudeste em contraste com as regiões Norte e Nordeste.

Para minimizar essas diferenças, em 1999 foi criado o Ministério da Integração Nacional, um órgão que tem como principal objetivo estabelecer meios para conduzir uma política nacional para o desenvolvimento das regiões, aplicando recursos e incentivando empresas e recursos que possam buscar um nível mais aproximado entre os diversos estados e regiões.

Nestes primeiros anos do século XXI, finalmente, é que estamos vendo alguns resultados dos esforços para a integração nacional brasileira, com a implantação de empresas em regiões ainda desprovidas de industrialização, com criação de polos regionais nos estados menos favorecidos e com políticas regionais voltadas para os interesses dessas áreas ainda desprovidas de maior desenvolvimento.

Há que se notar que não é em poucos anos que a diferença entre nossas regiões possa diminuir ao ponto de sentirmos um nível semelhante. Além do desnível criado ao longo dos séculos de Colonização, Império e República, o país apresentou-se em situação ímpar entre todas as colônias americanas em vários aspectos.

Dadas as diferenças regionais, que vão desde a floresta amazônica ao semiárido, dos pampas do sul ao cerrado na região central, é preciso um grande trabalho também para a adaptação das diversas áreas a fim de que se estabeleçam parâmetros que possam criar um desenvolvimento equitativo e, ainda mais, qualitativo, atendendo assim as necessidades básicas das populações regionais.

 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!