Calendário 2017



Dia da Imunização próximos anos




9
Junho de 2016 ( Quinta-feira ) - Dia da Imunização
9
Junho de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia da Imunização
9
Junho de 2018 ( Sábado ) - Dia da Imunização
9
Junho de 2019 ( Domingo ) - Dia da Imunização
9
Junho de 2020 ( Terça-feira ) - Dia da Imunização

O Dia Nacional da Imunização é celebrado no dia 9 de Junho. Essa data infelizmente não é muito lembrada pela maioria da população, mas a sua importância é inegável e enorme. As descobertas e conquistas relacionadas a imunização dos povos estão entre os maiores avanços de saúde pública já tidos pela humanidade.

Foi após uma série de campanhas insistentes de vacinação que alcançamos a erradicação de varíola no mundo, que eliminamos a poliomielite de quase todos os países e que fomos capazes de controlar doenças como o sarampo e a rubéola, entre outras. Além disso, foi graças a imunização que a mortalidade infantil caiu drasticamente em quase todos os cantos do planeta.

Evidentemente ainda ocorrem muitas mortes e sequelas devido a doenças que podem ser prevenidas através de vacinas, o que demonstra que apesar de tudo que já foi conseguido ainda temos muito caminho para avançar e muitos desafios para derrubar.

Nosso país deve se orgulhar de ter um dos programas públicos mais elogiáveis quando o assunto é imunização. Nosso programa Nacional de Imunização é referência em todo o mundo, assim como a assistência que damos aos portadores do vírus HIV. Constantemente são incluídas novas vacinas no nosso calendário, além delas serem distribuídas para toda a população, o que mostra que o programa não apenas se renova, mas também se preocupa com seu alcance. Entre as mais recentes conquistas no desenvolvimento das vacinas estão as para pneumonia, meningites, diarreias, além das que são voltadas para a gripe e seus grupos de risco, como idosos e grávidas.

Os avanços nunca param e constantemente surgem vacinas novas e ainda melhores, oferecendo mais segurança e mais proteção contra os males que desejam erradicar. Recentemente a vacina contra a dengue foi aprovada e vai para testes, mas temos também o desejo que se criem outras contra a malária, a AIDS e outras doenças que prejudicam tanto o nosso povo. É bem provável que nesse século surjam ainda mais vacinas.

Além de criar novas vacinas, com mais poder de prevenção, também precisamos fazer com que elas cheguem a todos, em todas as regiões do planeta, inclusive as mais pobres, onde esse tipo de doença atinge mais.

Vacinação, aliás, não é uma necessidade exclusiva de crianças, mas também de adolescentes, adultos e grupos de risco como gestantes, idosos e viajantes, que são visados por um programa de funcionamento bastante específico para eles. Todos os membros de uma família devem estar vacinados, isso é muito importante!

Devemos reconhecer sempre tudo o que avançamos e conquistamos ao longo de poucos séculos, mas não podemos nos acomodar e devemos sempre buscar prover mais imunização de qualidade, para cada vez mais pessoas, para que todos estejamos seguros de maneira justa e igual.

Esse é um dia para se parabenizar todos aqueles que trabalham no desenvolvimento das vacinas, na produção, no transporte, os profissionais que as aplicam e em quem faz campanhas para que elas se tornem populares para a população! É um dia de reconhecimento e agradecimento! 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia da Imunização
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Imunização
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Imunização
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!