Calendário 2017



Dia da Ecologia próximos anos




5
Junho de 2016 ( Domingo ) - Dia da Ecologia
5
Junho de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia da Ecologia
5
Junho de 2018 ( Terça-feira ) - Dia da Ecologia
5
Junho de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia da Ecologia
5
Junho de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia da Ecologia

O Dia da Ecologia é comemorado no dia 5 de junho, mesma data que o Dia Mundial do Meio Ambiente. Comemorado anualmente, a data também é lembrada em todo o globo.

Ecologia é um termo que deriva do grego, significando, literalmente, estudo de casa, ou seja, o estudo do meio ambiente.

A Ecologia, de todo modo, faz parte da Biologia, como uma ciência que estuda os seres vivos e as interações que possuem com o meio ambiente em que vivem. Além disso, essa ciência faz o estudo da abundância e distribuição dos seres vivos por todo o planeta.

Atualmente, debates aparecem frequentemente abordando a importância da ecologia e da proteção ao meio ambiente, porém, o termo teve sua primeira utilização em 1870, através do biólogo Ernest Haeckel – que indicou o estudo dos organismos vivos e suas interações (entre si e com o meio ambiente).

A importância da Ecologia como ciência não pode ter discussões, pois são seus estudos que fornecem dados relevantes sobre a existência (ou não) de equilíbrio entre os seres vivos e o ambiente onde vivem.

O impacto do homem sobre o meio ambiente faz com que a Ecologia se torne ainda mais necessária, pois a interferência do ser humano destrói diversos ecossistemas, isto é, toda a natureza presente naquele local.

Os sérios prejuízos trazidos ao meio ambiente e ao seu equilíbrio são causados pela falta de conscientização dos seres humanos, que possuem apenas o objetivo de explorar os bens naturais para sua própria subsistência.

Por isso, a Ecologia serve para transmitir informações (através de seus estudos), para que haja maior planejamento nas ações dos homens, evitando assim a destruição completa da natureza, possibilitando chamar a atenção sobre os problemas ambientais e o zelo pelo ecossistema.

Muitos temas, anualmente, merecem atenção no Dia da Ecologia, como, por exemplo: o contínuo desmatamento, a poluição da água, solo e ar, a extinção de espécies, entre outros. O Dia da Ecologia serve para trazer reflexão sobre esses e mais diversos problemas que o planeta enfrenta hoje, causados pelo ser humano.

Origem do Dia da Ecologia

O Dia da Ecologia foi definido após um encontro, em 5 de junho de 1972, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tinha como objetivo lidar com assuntos ambientais, assim como fazer com que os países se empenhassem mais em ajudar o planeta.

Ao todo, 113 países compareceram a essa conferência, bem como 250 organizações não governamentais. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia da Ecologia
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Ecologia
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

7
Outubro - Dia do Compositor
20
Fevereiro - Dia de Santo Euquério
15
Janeiro - Dia de Santo Macário
11
Março - Dia Mundial do Rim
14
Março - Dia dos Carecas
24
Janeiro - Dia dos Aposentados

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!