Calendário 2020



Dia da Cátedra de São Pedro próximos anos




22
Fevereiro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia da Cátedra de São Pedro
22
Fevereiro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia da Cátedra de São Pedro
22
Fevereiro de 2020 ( Sábado ) - Dia da Cátedra de São Pedro
22
Fevereiro de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia da Cátedra de São Pedro
22
Fevereiro de 2022 ( Terça-feira ) - Dia da Cátedra de São Pedro

O Dia da Cátedra de São Pedro é comemorado no dia 22 de fevereiro em homenagem à cadeira esculpida para São Pedro, o primeiro Papa da história.

Desde o final do século IV, neste dia, o mundo volta-se para celebrar o dia da cátedra de São Pedro. Não está relacionado a reverenciar a cadeira, pois este é o significado de cátedra, mas sim relembrar o simbolismo por trás do fato.

A “Cátedra” simboliza o lugar santo dos papas, como um domicílio, normalmente dentro da Catedral. É um ambiente físico, onde o Papa delega e executa as atribuições a ele conferidas.

A primeira Cátedra

A Santa Cátedra de São Pedro foi a primeira e ser edificada, a história nos conta que o local foi escolhido pessoalmente por Jesus Cristo, descrita como:

·   Sobre uma rocha, na cidade de Jerusalém, onde também será edificada a Igreja Cristã, será o local de onde Pedro será o líder em Fé.

Este local era conhecido como Cenáculo, e também Maria a virgem, estivera no mesmo local antes do nascimento de Jesus.

Depois de algum tempo, a sede da cátedra foi transferida para Antioquia, cidade bem próxima a Síria, banhada pelo Rio Oronte.

Era uma grande cidade, a terceira, ficando atrás somente de Roma e de Alexandria. Lá, Paulo já havia iniciado um grande trabalho de evangelização, e por providência divina, Pedro foi a Roma e lá construiu com solidez o mundo cristão.

Como era a Cátedra de São Pedro

A história faz menção que ela era de madeira, toda entalhada e com arranjos e enfeites característicos da época.

A Cathedra Petri, significado de Cátedra ou cadeira em latim, até hoje está visível em Roma, especificamente na Basílica de São Pedro, é assim descrita:

·   Sua forma é semelhante a uma cadeira de espaldar alto. A Cátedra contempla alguns pedaços da original.

·   Também menciona que a Cátedra é ricamente decorada por painéis que ilustram Cristo entregando as chaves dos céus a seu apóstolo Pedro.

·   Há também imagens e desenhos de anjos;

·   E ao centro um assento de bronze, todo forrado onde estão as relíquias da antiga cadeira;

·   Todo o compartimento é em bronze dourado

A maestria da execução da obra é atribuída ao talento de Gian Lorenzo Bernine, no período de 1647 e 1653, para homenagear o primeiro Papa.

Não podemos deixar de relatar que a controvérsias na história. Alguns afirmam que a cadeira foi utilizada por São Pedro, enquanto que outros que a cadeira foi um presente que o Rei da França, Carlos II, mandou de presente ao Papa Adriano II, no ano de 875.

A origem da comemoração litúrgica

A perpetuação da Fé de Pedro, que se tornou sólida em Roma, fez da cidade, o berço da comunidade cristã católica. Muitos Papas, sucessores de Pedro, já ocuparam a Cátedra Santa.

Cada qual com sua história, contudo o mistério sobre a vida do primeiro Papa São Pedro ainda esconde muitos fatos.

No momento que Pedro confessou sua fé e dedicação absoluta a Jesus, tornou-se Santo e a Cátedra de São Pedro passou a ser a Cátedra de todas as Catedrais. Ela é a representação maior de onde o Papa delibera com a autoridade lhe permitida.

Dia 22 de fevereiro, dia da Cátedra de São Pedro, é a representação máxima do elo entre Jesus e São Pedro, que permanece até hoje, através do compromisso que o Papa assume ao sentar-se na cadeira Papal. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!