Calendário 2017



Dia da Artilharia próximos anos




10
Junho de 2016 ( Sexta-feira ) - Dia da Artilharia
10
Junho de 2017 ( Sábado ) - Dia da Artilharia
10
Junho de 2018 ( Domingo ) - Dia da Artilharia
10
Junho de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia da Artilharia
10
Junho de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia da Artilharia

O Dia da Artilharia é celebrado no Brasil na data de 10 de Junho, dia do aniversário de nascimento do seu patrono, o ilustre Marechal Emílio Luiz Mallet, que além do posto de marechal também ocupava o posto de Barão de Itapevi.

Émile Louis Mallet, mais conhecido como Marechal Emilio Luiz Mallet nasceu na França, na cidade de Dunquerque, no ano de 1801. Veio para o Brasil bem jovem junto a sua família, quando tinha apenas 17 anos. Ele se colocou na capital do Império, que era a cidade do Rio de Janeiro e recebeu do Imperador Dom Pedro I o convite para iniciar carreira nas Armas, que era uma parte específica e muito especial das nossas forças armadas, já que naquela época o mandatário estava reorganizando o Exército nacional.

Em 13 de Novembro de 1822 ele se matriculou na Academia Real do Império, optando mais tarde por uma formação completa no curso de Artilharia. Dedicou a sua vida ao Exército Brasileiro, honrando até o fim a pátria que lhe abriu os braços quando ele era ainda um jovem.

O que é Artilharia?

A Artilharia é uma das armas do Exército Brasileiro, tendo como missão o apoio às tropas através do uso do fogo, com o fim de destruir ou neutralizar completamente alvos que possam vir a prejudicar o sucesso e o êxito de qualquer operação, independentemente de seu fim. Entre as armas do Exército Nacional apenas a Artilharia tem como função operar dois sistemas ao mesmo tempo, que são o Apoio de Fogo e a Defesa Antiaérea.

A primeira missão se materializa na Artilharia de Campanha, tendo por fim amparar com fogo os elementos de manobra presentes, afim de aprofundar o combate. A unidades e subunidades nesse caso serão dotadas de canhões, foguetes, mísseis e obuses.

Já no segundo sistema, o que é voltado para a Defesa Antiaérea, a ideia é impedir ou ao menos dificultar o máximo possível o reconhecimento e os ataques aéreos vindos dos inimigos, integrando a defesa aeroespacial de nossa nação.

Há muito tempo atrás havia também a chamada Artilharia de Costa, que focava na defesa conta operações navais dos inimigos, em áreas marítimas que estivessem muito próximas ao litoral ou que estivessem naquelas que são conhecidas como águas interiores.

Os grandes predicados da Artilharia de Costa eram a precisão com que era executada e a sua rapidez, tendo como fim destruir ou neutralizar totalmente equipamentos, instalações e até mesmo tropas inimigas que estivessem localizadas na profundidade de seu campo de batalha.

A Artilharia, portanto, sempre deverá ser veloz, silenciosa e extremamente competente, além de moderna. Cabe a ela o fator de decisão de um combate muitas vezes, por isso a sua grande importância. Na data de 10 de Junho são comemorados os feitos e as competências desses militares tão abnegados e sacrificados, que fazem o seu melhor para defender o nosso território e tudo aquilo que conquistamos desde que o nosso exército se criou e se desenvolveu. É um dia de honras para esses profissionais que fazem a diferença dentro das nossas tropas! 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia da Artilharia
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Artilharia
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Artilharia
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Artilharia
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!