Calendário 2017



Dia da 1ª Missa no Brasil próximos anos




26
Abril de 2016 ( Terça-feira ) - Dia da 1ª Missa no Brasil
26
Abril de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia da 1ª Missa no Brasil
26
Abril de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia da 1ª Missa no Brasil
26
Abril de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia da 1ª Missa no Brasil
26
Abril de 2020 ( Domingo ) - Dia da 1ª Missa no Brasil

O Dia da 1ª missa no Brasil é lembrado em 26 de abril. 

O início da história do Brasil tem como um dos marcos a primeira missa realizada em solo brasileiro. Mas para descrever o Dia da 1ª missa no Brasil, deve-se voltar alguns dias, quando ocorreu o descobrimento do Brasil.

O descobrimento de nosso país aconteceu em 22 de abril de 1500, com 13 caravelas sendo lideradas por Pedro Alvares Cabral, de Portugal. Entre os séculos XV e XVI, Espanha e Portugal eram consideradas as nações mais poderosas do globo, e sempre estavam buscando novas terras.

O mar também era utilizado como meio para chegar às Índias – que naquela época, era vista como um grande centro comercial.

No dia 22 de abril, portanto, Portugal avistou o Brasil. E foi nesse momento que iniciou-se a história de nosso país. Tanto a cultura local (indígenas) quanto os europeus vivenciaram experiências notáveis. Dezoito índios receberam a comitiva portuguesa e trocaram presentes.

Pedro Alvares Cabral e seus companheiros acabaram viajando novamente para outra parte do Brasil, parando na praia da Coroa Vermelha, hoje litoral sul da Bahia, sendo um local mais protegido.

Foi nesse local, no dia 26 de abril de 1500, que ocorreu a celebração da 1ª missa no Brasil. A missa foi regida pelo frei franciscano Henrique de Coimbra e alguns outros clérigos. Em números, havia cerca de mil portugueses acompanhando a missa, e mais duas centenas de índios que observavam de forma adorada e respeitosa.

Os indígenas seguiam os portugueses, de forma que – durante a missa – eles também se ajoelhavam e levantavam, conforme os homens europeus. Acreditou-se, por fim, que os índios poderiam ser convertidos para a religião cristã.

Não houve a existência de uma cruz na primeira missa, apenas na segunda. Na primeira missa, a bandeira de Cristo ficou hasteada durante todo o ato.

Origem do Dia da 1ª missa no Brasil

A origem do Dia da 1ª missa no Brasil está relacionada com a própria chegada dos portugueses ao Brasil, no dia 22 de abril de 1500. A segunda missa, para título de curiosidade, ocorreu em 1º de maio do mesmo ano.

A missa foi celebrada porque é considerada o maior e mais importante ritual da religião católica. A ideia de estarem conquistando um “novo mundo” incentivou os portugueses a realizar a primeira missa no Brasil, tornando-se um ato simbólico.

Além disso, os portugueses tinham como intuito apresentar a cultura europeia aos povos indígenas, e um dos primeiros passos foi a realização da missa.

Esse evento marcante no Brasil culminou em uma investigação histórica no século XIX. O pintor Victor Meirelles, em 1860, criou o quadro “Primeira Missa no Brasil”, através da inspiração de um quadro de outro pintor, Pharamond Blanchard, que possuía o título de “Primeira Missa das Américas”.

Victor Meirelles tinha o objetivo de descrever parte da memória história do início da vida do Brasil por meio de sua pintura, e não apenas com o pensamento em retratar o acontecimento em si. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia da 1ª Missa no Brasil
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da 1ª Missa no Brasil
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

10
Agosto - Dia de São Lourenço
27
Setembro - Dia Mundial de Turismo
1
Fevereiro - Dia de Santa Veridiana
16
Fevereiro - Dia de Santo Onésimo

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!