Calendário 2017



Criação de Mato Grosso do Sul próximos anos




11
Outubro de 2016 ( Terça-feira ) - Criação de Mato Grosso do Sul
11
Outubro de 2017 ( Quarta-feira ) - Criação de Mato Grosso do Sul
11
Outubro de 2018 ( Quinta-feira ) - Criação de Mato Grosso do Sul
11
Outubro de 2019 ( Sexta-feira ) - Criação de Mato Grosso do Sul
11
Outubro de 2020 ( Domingo ) - Criação de Mato Grosso do Sul

O Dia da Criação do Mato Grosso do Sul é comemorado no dia 11 de outubro.

A divisão estatal que conhecemos no Brasil hoje nem sempre foi assim, como muitos sabem. Porém, as mudanças territoriais e de fronteiras não acabaram há tanto tempo assim. Em 1977, no dia 11 de outubro, alterações no mapa político do Brasil ainda estavam ocorrendo.

Em plena ditadura militar, comandada, então, por Ernesto Geisel, o estado do Mato Grosso foi dividido em dois, configurando a geopolítica do Brasil que conhecemos hoje, com os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Ainda que a divisão do território tenha acontecido em 11 de outubro de 1977, apenas quase dois anos depois foi oficializada e concretizada. De1979 até 1982, o novo estado do Mato Grosso do Sul foi governado por um responsável nomeado pelo próprio presidente Geisel. Após o ano de 1982, foram realizadas as primeiras eleições para governador no novo estado brasileiro.

Por que o estado foi dividido?

Mudanças geopolíticas num país não são muito frequentes a menos que se façam necessárias, especialmente num período tão recente como o século XX, onde quase não haviam mais conquistas territoriais e guerras no Brasil. Não se sabe com certeza os motivos que levaram Geisel a realizar a divisão do estado do Mato Grosso, porém algumas especulações são bem plausíveis.

Havia um movimento que visava essa divisão na parte sul do Mato Grosso, entretanto, no período em que a lei complementar nº 31 entrou em vigor, oficializando a divisão, este movimento encontrava-se fraco e com baixa atuação. Por isso, a divisão não pode ser consequência de protestos.

Acredita-se que o Mato Grosso foi divido em dois como forma de impulsionar a região a se desenvolver mais e também para uma melhor ocupação do território em questão. Dizem que Geisel, com a separação, queria que as fronteiras existentes entre o Brasil, Bolívia e Paraguai fossem fortalecidas, e modo a evitar fugas e contrabandos.

E um dos motivadores mais plausíveis é, talvez, aumentar o poder de controle do então partido em vigor (ARENA), criando mais um estado no qual ele pudesse ter uma base instalada para conseguir “vigiar” melhor tudo o que estava acontecendo no país, ainda que nos lugares mais remotos do território.

Em 11 de outubro, o estado foi dividido. Porém, ainda hoje, existem os que criticam o ato do presidente Geisel e os que o reverenciam. Um dos pontos positivos, para alguns, dessa divisão é uma maior possibilidade de desenvolvimento da região agora emancipada do restante do estado.

Já uma crítica muito recorrente é que todo o processo de divisão ocorreu sem que se consultasse a população acerca do assunto e sem um planejamento adequado, o que prejudicou o desenvolvimento desse novo estado em seus primeiros anos de emancipação.

As críticas e os defensores da divisão do Mato Grosso.

Outra curiosidade acerca do estado do Mato Grosso do Sul é que, em 1998, tentaram modificar-lhe o nome de “Mato Grosso do Sul” para “Estado do Pantanal”. Por conta da baixíssima adesão política ao novo nome, ele não foi aprovado. A economia do Mato Grosso do Sul é a 17ª maior do país e seu PIB é de R$ 49 bi.



Imagens para Compartilhar no Facebook

Criação de Mato Grosso do Sul
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Criação de Mato Grosso do Sul
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

3
Fevereiro - Dia de São Brás
19
Março - Dia do Carpinteiro
13
Maio - Dia do Automóvel
12
Maio - Dia de Santa Joana
28
Março - Dia do Diagramador

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!