Calendário 2017



Dia Mundial da Justiça Social próximos anos




20
Fevereiro de 2016 ( Sábado ) - Dia Mundial da Justiça Social
20
Fevereiro de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia Mundial da Justiça Social
20
Fevereiro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia Mundial da Justiça Social
20
Fevereiro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia Mundial da Justiça Social
20
Fevereiro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia Mundial da Justiça Social

Dia Mundial da Justiça Social

Em 20 de Fevereiro é celebrado o Dia Mundial da Justiça Social. Essa data foi instituída pela Organizações das Nações Unidas ? ONU, no dia 26 de Novembro de 2007, através da resolução 62/10 e tem como objetivo a reflexão sobre a necessidade de existir Justiça Social em todo os países do mundo.

As principais metas para a realização da Justiça Social são: eliminação da pobreza, acesso a emprego digno, eliminação de todo o tipo de discriminações e também melhorar o bem estar da população.

Democracia e Justiça Social

A falta de justiça social afeta muitos países no mundo e de forma mais grave aqueles que enfrentam regimes de governo não democráticos, onde os esforços têm sido intensificados para melhora na condição de vida da população.

Porém em países como o Brasil, que possuem uma democracia consolidada, também existem muitos problemas de ordem social, como por exemplo a pobreza e por isso também necessitam de esforços para eliminação das desigualdades e promoção do ser humano.

Educação base para Justiça Social

A ONU afirma que, para que as políticas sociais seja seguidas de forma plena, um dos pilares fundamentais é o trabalho em conjunto da justiça social e educação, pois somente a partir do acesso à educação, é possível que o ser humano se desenvolva como cidadão, trazendo condições para o acesso a um emprego, eliminando todos os preconceitos e discriminações e promovendo oportunidades de vida para as pessoas, que desde criança tem condições de se formar como um adulto pleno.

Direitos Humanos e Justiça Social

Outro fator fundamental para a realização da Justiça Social é a promoção dos direitos humanos, pois esses, quando respeitados, garantem que a população tenha uma vida digna e com acesso a direitos e liberdades que permitiram a sua inclusão na sociedade.

Do ponto de vista da ética e justiça social, o respeito aos direitos humanos deve ser uma das bases de qualquer sociedade, pois somente a partir dele pode-se garantir a vida com dignidade e a eliminação dos abusos e por consequência, da desigualdade.

Ações para a Justiça Social

Um dos pontos fundamentais para que ocorre a Justiça Social é uma economia forte, aliada com a possibilidade de um emprego digno, porém isso por si só não é suficiente. Assim as metas da ONU para os próximos anos são difundir e incentivar políticas de inclusão social e proteção dos mais pobres e desafortunados, garantindo assim que os que tem menos acesso sejam incluídos no ciclo do desenvolvimento.

Justiça Social Frases

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade". Por Paulo Freire

"A Paz engloba a Justiça Social". Por Francisco Sá Carneiro

"Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento de Justiça". Por Rui Barbosa 





CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!