Calendário 2017



Dia Internacional da Mulher próximos anos




8
Março de 2016 ( Terça-feira ) - Dia Internacional da Mulher
8
Março de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia Internacional da Mulher
8
Março de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia Internacional da Mulher
8
Março de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia Internacional da Mulher
8
Março de 2020 ( Domingo ) - Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, ou simplesmente Dia da Mulher, é comemorado todos os anos em 8 de março e tornou-se uma celebração quase no mundo todo, evocando a importância da mulher e sua contribuição essencial para a família e a vida profissional em nosso mundo globalizado.

Adotado como data símbolo pelas Nações Unidas, o Dia Internacional da Mulher celebra as conquistas sociais, econômicas e políticas do sexo feminino, principalmente no século XX, época em que conseguiu sua emancipação e seus direitos, iguais aos do sexo masculino e por muitos séculos cerceado.

Como surgiu o Dia da Mulher

A data escolhida como Dia da Mulher lembra a origem das manifestações das mulheres da Rússia, que exigiam melhores condições de trabalho e de vida, no início do século XX. Essas manifestações, inclusive, marcaram o início da Revolução Russa, que derrubou o czarismo.

Os historiadores não chegam a um consenso sobre os acontecimentos do dia 8 de março, que representa o início da revolução feminina. Alguns alegam que pode ter sido uma manifestação feminina, em 1857 ou 1908, outros dizem que foi um incêndio numa fábrica, responsável pela morte de muitas mulheres.

Depois da Primeira Guerra Mundial, e com o início da Revolução Industrial do século XX, as mulheres foram incorporadas como mão de obra às indústrias, mas os protestos ainda eram muito frequentes em virtude da insalubridade no ambiente de trabalho.

Esquecida por muitos anos, a data foi relembrada na década de 1960, com o movimento feminista, e acabou revertendo os acontecimentos trágicos que a originaram, possuindo hoje um caráter comemorativo, mas mais voltado para o lado comercial.

Outras datas comemorativas

Homenageando as mulheres e sua luta conseguir a emancipação e o respeito pelo seu trabalho, existem ainda outras datas durante o ano, que lembram as condições da mulher:

· Em fevereiro, duas datas homenageiam as mulheres: o dia primeiro, quando o Brasil ratifica a convenção da ONU para eliminar as diversas formas de discriminação contra as mulheres, e o dia 24, que marca a conquista do voto pelas mulheres, em 1932;

· Em março, além do Dia da Mulher, ainda há o dia 21, consagrado à eliminação da discriminação racial, que inclui também as mulheres;

· O mês de abril conta com três dias em homenagem às mulheres: 25, que é o Dia Latino Americano da Mulher Negra; 27, com o Dia Nacional da Empregada Doméstica; e o dia 30, especialmente para o Brasil, com o Dia Nacional da Mulher;

· No mês de maio, que é consagrado às mulheres noivas e contém o Dia das Mães, outra data dedicada à mulher é o dia 28, Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher e também Dia do Combate à Mortalidade Materna;

· O mês de julho tem, no dia 25, o Dia da Trabalhadora Rural e da Mulher Afro-latino-americana e caribenha;

· Agosto possui quatro datas específicas dedicadas às mulheres: o dia 7, que foi o dia da sanção da conhecida Lei Maria da Penha; o dia 12, que comemora a Marcha das Margaridas, marcando o combate à violência no campo; dia 19 e 29 que relembram as condições sexuais das mulheres, com o Dia do Orgulho Lésbico e o Dia da Visibilidade Lésbica;

· Em setembro, o dia 6 é o Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher; dia 14, o Dia Latino Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação, dia 23 é o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças; dia 28 é lembrado como o Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe e, finalmente, dia 29, a aprovação da lei que garante cotas para as mulheres na política;

· Outubro possui três dias específicos para relembrar as mulheres: o dia 10, como Dia Nacional contra a Violência à Mulher; 12, como Dia Internacional da Mulher Indígena; e 15, Dia Mundial da Mulher Rural;

· Em Novembro, o dia 25 é dedicado como Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres;

· Finalmente, em dezembro, temos o dia 6 como Dia Nacional da Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e o dia 18, que marca a adoção da convenção para eliminação de todas as formas de discriminação.

Dia da Mulher nos próximos anos

Muito embora o Dia Internacional da Mulher seja uma festa mais para comemorações e homenagens às mulheres e toda à luta que mantiveram para conseguir um nível melhor de respeito em sua vida; o dia das mulheres deverá conseguir alcançar o sentido com que foi criado: o respeito à condição das mulheres como mães, como profissionais e como promotoras da educação e da vida familiar.

Mensagens para o Dia da Mulher

O dia 8 de março sempre é marcado por mensagens dos filhos para as mães, dos maridos para as esposas e dos namorados para suas escolhidas. Assim, sempre que se aproxima do Dia da Mulher, inúmeras mensagens são divulgadas em sites, em revistas e jornais, no rádio e na televisão.

As mulheres, sempre por sua índole, tornam-se o centro das comemorações e mensagens no Dia Internacional da Mulher.

Homenagem para o Dia da Mulher

As mulheres, por sua importância no cotidiano social e sua participação na vida econômica, recebem, no Dia da Mulher, as mais justas homenagens, e não basta apenas lembrar frases, dedicar-lhe cartões, flores ou presentes.

Procurando tornar o dia 8 de março um dia de reflexão sobre a condição feminina, há um projeto tramitando na Câmara Federal para transformar o Dia da Mulher em feriado nacional. Segundo o autor, a medida tem como objetivo estimular as mulheres na reivindicação de seus direitos e no desenvolvimento de políticas mais voltadas para a população feminina. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia Internacional da Mulher
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia Internacional da Mulher
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

19
Março - Dia do Marceneiro
7
Fevereiro - Dia de São Pio IX
20
Julho - Dia do Amigo
29
Janeiro - Dia de São Gildas
25
Julho - Dia do Escritor
28
Dezembro - Dia do Salva-vidas

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!