Calendário 2024



Dia do Farmacêutico próximos anos




20
Janeiro de 2023 ( Sexta-feira ) - Dia do Farmacêutico
20
Janeiro de 2024 ( Sábado ) - Dia do Farmacêutico
20
Janeiro de 2025 ( Segunda-feira ) - Dia do Farmacêutico
20
Janeiro de 2026 ( Terça-feira ) - Dia do Farmacêutico
20
Janeiro de 2027 ( Quarta-feira ) - Dia do Farmacêutico

Dia do Farmacêutico

O Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro no Brasil. Estes importantes profissionais da saúde podem trabalhar em locais como farmácias, hospitais, laboratórios de análises clínicas e mais. Eles são especialistas no desenvolvimento e na manipulação de medicamentos, atuando principalmente com assistência farmacêutica, mas podem atuar ainda em 71 áreas diferentes no Brasil. Este profissional do ramo da saúde é responsável pela manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, como também de cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos e animais.

Origem do Dia do Farmacêutico

Desde 1941 é discutida a possibilidade da criação de um dia para homenagear os farmacêuticos, senso que a primeira proposta veio do farmacêutico Oto Serpa Grandado, quando este participou de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 7 de Janeiro de 1941, e a partir de sua sugestão surgiu a primeira proposta de criação da data comemorativa.

Em 23 de Março de 2007 foi aprovada pela ABF através da resolução n° 460, a data de 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico. Essa data foi escolhida por causa da data de fundação da ABF que foi 20 de Janeiro de 1916.

Porém a oficialização da data somente ocorreu em 2010 com a aprovação da lei n° 12.338, que tornou o dia 20 de Janeiro como dia do farmacêutico em todo o Brasil.

Em Portugal, diferentemente do Brasil, o dia do farmacêutico não é comemorado em Janeiro e sim em 26 de Setembro, que é o dia dos Santos Cosme e Damião, que foram dois irmãos gêmeos, que atuavam na saúde, sendo que São Cosme era médico, enquanto seu irmão São Damião era farmacêutico, e por isso São Damião é considerado o padroeiro do farmacêutico.

Em âmbito mundial a data é comemorada em 25 de setembro, que foi instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) como o Dia Internacional do Farmacêutico. 

Atuação do Farmacêutico

O ramo de atuação dos farmacêuticos é amplo e está inserido na área da saúde pública e privada, pode envolver desde um grande laboratório que produz medicamentos, até mesmo hospitais no auxílio a médicos com relação a medicamentos utilizados em tratamentos, indústrias, área de cosméticos, agricultura e outros lugares onde existe a produção ou distribuição de medicamentos.

No Brasil, como foi dito antes, há mais de 70 ramos de atuação para profissionais de farmácia, entre estas áreas estão: administração de laboratório clínico, administração hospitalar, auditoria farmacêutica, biofarmácia, farmácias em geral (dermatológica, hospitalar, homeopática, clínica, etc), hematologia clínica, microbiologia, toxicologias (clínica, ambiental, veterinária, forense, etc), vigilância sanitárias, entre outros.

  20 de Janeiro é o DIA DO FARMACÊUTICO. Não esqueça de parabenizar seus amigos farmacêuticos pelo dia deles.

O Profissional de Farmácia

A profissão de farmacêutico tem origem nos antigos boticários e apotecários, que eram especialistas na utilização de remédios e na criação de novos fármacos para tratamentos de diversas doenças ou mesmo na criação de perfumes, e muitas vezes substituíam os médicos, que eram poucos, sendo em muitos casos a única chance de vida daqueles que não tinham acesso a hospitais.

A principal diferença entre a profissão atual e os métodos antigos, é que antes a matéria-prima principal era a própria natureza e conhecimento baseado na observação, enquanto hoje o trabalho dos farmacêuticos acontece com material sintético, que é manipulado a partir do conhecimento agregado através dos anos, em conjunto com as tecnologias existentes, bem como o trabalho em conjunto com os médicos, que geram um tratamento mais eficaz e baseado no diagnóstico conseguem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

  A profissão foi iniciada no Brasil durante o século XVI. Inicialmente todos os remédios vinham trazidos de Portugal, porém as ações piratas dificultaram cada vez mais este transporte. Por isso, os jesuítas acabaram se tornando boticários (como era conhecida a profissão naquela época), já que seus colégios possuíam uma variedade de plantas medicinais. Em 1640 estes profissionais foram legalizados no ramo comercial.

A Faculdade de Farmácia no Brasil

O ensino farmacêutico no Brasil teve início no ano de 1832, com o surgimento da Faculdade de Farmácia no Rio de Janeiro. Em 1897 o quadro começa a mudar, quando o farmacêutico deixa de ser relacionado somente a medicamentos e também quando começa a funcionar a Escola Livre de Farmácia e Química, em Porto Alegre.


Comenda do Mérito Farmacêutico

Desde janeiro de 1988 o Conselho Federal de Farmácia criou por meio de resolução n° 323 a Comenda do Mérito Farmacêutico, como forma de homenagear farmacêuticos e autoridades por méritos ou serviços prestados dentro da área de farmácia, sendo que a comenda é entregue no Dia do Farmacêutico.

Frases em Homenagem ao Dia do Farmacêutico

“Parabéns para os defensores dos frascos e comprimidos!!”

“Manípulo a razão e a emoção e alcanço a cura, parabéns Farmacêuticos”

“Ser farmacêutico é aglutinar conhecimento e desagregar patologias para flavorizar a vida do próximo!”

 Farmacêutico famoso, bom com as palavras

Existem alguns farmacêuticos muito conhecidos pelo mundo. Muitas pessoas não sabem, mas além de um importante escritor, Carlos Drummond de Andrade foi também diplomado farmacêutico.

 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Farmacêutico
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Farmacêutico
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2024 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!