Calendário 2017



Dia do Alcoólico Recuperado próximos anos




9
Dezembro de 2016 ( Sexta-feira ) - Dia do Alcoólico Recuperado
9
Dezembro de 2017 ( Sábado ) - Dia do Alcoólico Recuperado
9
Dezembro de 2018 ( Domingo ) - Dia do Alcoólico Recuperado
9
Dezembro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia do Alcoólico Recuperado
9
Dezembro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia do Alcoólico Recuperado


Dia do Alcoólico Recuperado

O Dia do Alcoólico Recuperado é comemorado no Brasil no dia 9 de dezembro, celebrando e parabenizando todos os que, de uma maneira ou de outra, estão conseguindo se manter abstêmios, sem se envolver novamente com o álcool.

O álcool é uma droga e, infelizmente, uma droga lícita, sendo de fácil acesso e ingrediente dos produtos mais vendidos no mundo, afetando diretamente toda a população mundial, independente de raça, religião, cultura e sexo. Segundo estudos de pesquisadores, o álcool afeta as regiões do cérebro responsáveis pelas habilidades motoras, pelo aprendizado e pela memória.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, pode-se considerar moderado o homem que consome menos do que 21 unidades de álcool por semana e a mulher que consome até 14 unidades de álcool por semana. Assim, segundo esses números, um homem pode consumir apenas 2 latas de cerveja por dia, enquanto uma mulher, apenas uma lata. Passando desses valores, a pessoa pode ser considera viciada em álcool, ou seja, alcoólatra.

O alcoolismo, infelizmente, não traz somente as graves consequências com relação à saúde dos alcoólatras: pode provocar situações sociais embaraçosas, pode ser o motivador da violência, seja doméstica ou não, e pode, como consequência de maior gravidade, provocar acidentes de trânsito, chegando ao extremo da fatalidade da morte.

O alcoolismo é uma doença

O alcoolismo é considerado uma doença hereditária, sem cura, em que só pode haver controle através de tratamento, muito mais psicológico do que físico, podendo ser feito com ou sem internação, dependendo do estágio da patologia. O Brasil possui diversas entidades que fazem o tratamento de dependência do álcool, havendo mesmo movimentos que se mobilizam para os cuidados com o dependente.

Um dos mais importantes movimentos para combater o alcoolismo são as Aas, ou os Alcoólicos Anônimos, comunidades de voluntários, formadas por homens e mulheres que conseguiram se livrar do vício, e que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade, criando os Dez Passos para a abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.

Ainda em virtude das consequências graves geradas pelo consumo abusivo de álcool, até mesmo o governo federal tomou uma atitude mais drástica, quando aprovou, em 19 de junho de 2008, a Lei n° 11.705, conhecida como Lei Seca, que proíbe o consumo de uma quantidade de álcool superior a 0,1 mg da substância por litro de ar expelido no bafômetro. Isso significa 2 dg de álcool por litro de sangue, uma situação que já caracteriza um indivíduo embriagado.

Origem do Dia do Alcoólico Recuperado

O Dia do Alcoólico Recuperado foi instituído em São Paulo, Capital, pelo governador Reynaldo de Barros, em 20 de novembro de 1980, através de decreto municipal, considerando que seria merecido comemorar aqueles que haviam deixado o vício do alcoolismo.

A data comemorativa acabou se tornando uma data nacional e mundial, quando é lembrada inclusive nas redes sociais, sendo o assunto mais comentado do dia no mundo todo. Nesse dia, o termo “Alcoólico Recuperado” torna-se um dos primeiros dos termos em mecanismos de busca, fazendo com que haja uma mobilização mundial em favor ao combate do vício que, afinal, não passa de uma doença que precisa ser tratada. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Alcoólico Recuperado
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Alcoólico Recuperado
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Alcoólico Recuperado
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!