Calendário 2017



Dia de São Tomás de Aquino próximos anos




28
Janeiro de 2016 ( Quinta-feira ) - Dia de São Tomás de Aquino
28
Janeiro de 2017 ( Sábado ) - Dia de São Tomás de Aquino
28
Janeiro de 2018 ( Domingo ) - Dia de São Tomás de Aquino
28
Janeiro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São Tomás de Aquino
28
Janeiro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São Tomás de Aquino


O Dia de São Tomás de Aquino é celebrado em 28 de janeiro em homenagem ao padroeiro dos acadêmicos, do ensino, dos teólogos, das escolas e universidades católicas, dos estudantes e dos livreiros. São Tomás de Aquino também é o padroeiro de diversas cidades e protege contra raios e tempestades.

Tomás de Aquino nasceu no antigo Reino da Sicília, na Itália, por volta do ano 1225. Ele veio de uma família nobre, e no tempo da escola entrou em contato com os ensinamentos de Aristóteles, Maimônides e Averróis, que são importantes influências da filosofia teológica.

Quando completou 19 anos, Tomás quis fazer parte da Ordem dos Pregadores, uma ordem religiosa católica que tinha o objetivo de pregar a palavra de Jesus Cristo e converter pessoas ao cristianismo. Porém, sua família foi contra e o deixou preso por cerca de um ano nos castelos onde moravam, para tentar fazê-lo mudar de ideia.

Em uma tentativa desesperada de fazê-lo mudar, seus irmãos contrataram uma prostituta para seduzi-lo, e ele a expulsou com um ferro em brasa. Diz a lenda que naquela noite, Tomás recebeu a visita de dois anjos que o fortaleceram com determinação para permanecer no celibato.

Em uma noite de 1244, sua mãe Teodora, ao perceber que todas as tentativas da família fracassaram, ajudou seu filho a fugir do castelo. Tomás então foi estudar na faculdade das artes da Universidade de Paris.

Mais tarde, Tomás se tornou professor, onde lecionava sobre os livros do Antigo Testamento e posteriormente obteve seu mestrado em teologia, onde passou a ensinar estudos bíblicos. Ele escreveu diversas obras que são consideradas de grande influência na filosofia e na teologia e também foi considerado um professor modelo para quem estuda para o sacerdócio.

Em 1274, Tomás faleceu devido a complicações de um acidente que sofreu. Ele caiu de um jumento em uma de suas viagens e bateu a cabeça em uma árvore que estava tombada na estrada.

No ano de 1323, ele foi canonizado pelo Papa João XXII e até hoje é venerado como santo pela Igreja Católica. 





CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!