Calendário 2017



Dia de São Policarpo de Esmirna próximos anos




23
Fevereiro de 2016 ( Terça-feira ) - Dia de São Policarpo de Esmirna
23
Fevereiro de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia de São Policarpo de Esmirna
23
Fevereiro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Policarpo de Esmirna
23
Fevereiro de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Policarpo de Esmirna
23
Fevereiro de 2020 ( Domingo ) - Dia de São Policarpo de Esmirna


O Dia de São Policarpo de Esmirna é comemorado no dia 23 de fevereiro em homenagem ao devoto e seguidor de João, foi respeitado por todas as religiões pela sua contribuição com a elaboração do Novo Testamento.

A única certeza que se tem é que Policarpo era cristão desde seu nascimento em 69. Sua família era da burguesia e a cidade do seu nascimento era Esmirna, região da Ásia Menor, onde hoje se encontra a Turquia.

Sua dedicação à vida religiosa era intensa, sabia dialogar e interagia com todas as pessoas, motivo pelo qual o próprio apóstolo João concedeu-lhe o título de bispo de Esmirna.

Policarpo era um homem à frente de seu tempo, era o interlocutor e representante do povo cristão, sempre indicado para dialogar entre os grupos e suas crenças, por isso, escreveu várias cartas, que se perderam com o tempo. No enetanto, o ano 110, foi quem redigiu a carta a Filipenses, conhecida até os dias de hoje.

Os atributos de Policarpo de Esmirna

Policarpo de Esmirna era apóstolo evangelizador, nunca se cansava, peregrinava com sua pregação e reafirmando seu respeito por João.

Conforme Ereneu, seu discípulo e biógrafo, Policarpo de Esmirna foi até Roma para chegar a um acordo sobre a celebração da Páscoa, mas isso não aconteceu.

A diferença estava na data para comemorar a Páscoa. O bispo defendia que deveria ser conforme se contava o tempo, enquanto que os romanos sempre a comemoravam nos domingos, após a sexta-feira santa.

Durante todo seu período em Roma, Policarpo:

?Celebrou a eucaristia com o povo romano;

?Identificou heresias e pagãos;

?Confraternizou como povo e com todos os religiosos.

Sempre com a diplomática relação de respeito, apesar de pensarem diferentes.

Perseguição e morte santificada de São Policarpo de Esmirna

A Igreja considera Policarpo mártir pelo agonizante martírio e morte, com atos de crueldade, pois foi amarrado e queimado vivo. Não há provas plausíveis sobre a data que o fato teria acontecido, mas é provável que fosse em 155, justamente pelos versos que São Policarpo relatava na fogueira.

A perseguição do Imperador Marco Aurélio a Policarpo foi tão persuasiva, pois, desejava que o cristão devoto e servente de João reconhecesse a supremacia dos deuses, ao ponto de conceder oferendas.

E mesmo diante da fogueira, aponto de ser tomado pelo fogo, Policarpo jamais se calou, entoava seu cântico de devoção, as chamas não foram suficientes para calar sua voz, aos 86 anos jamais colocou em dúvida:

?Seu caráter reto e altivo;

?Sabedoria e amor incondicional a Igreja;

Para a surpresa de todos, Policarpo entregou-se sem nenhuma exaltação, apenas demonstrando sua singular crença, fundamentada:

?Em sua vida plena de realizações, pois conviveu com o apóstolo João e muitos outros que foram servos diretos de Jesus Cristo;

?Por jamais aceitar outras verdades que sobreponham sua fé;

Por isso, os soldados do rei o mataram com espadas. Toda a história da execução somente chegou a Esmirna depois de um ano.

A importância de São Policarpo de Esmirna para a fé Católica

Policarpo de Esmirna é considerado o primeiro ortodoxo, ou seja, berço do nascimento da religião católica primitiva. Como seu próprio nome nos diz Policarpo, que significa muitos frutos, deixo vários legados ao povo cristão.

Todo o relato do martírio até a morte de São Policarpo nos faz refletir sobre o tamanho da crueldade que um ser humano pode lançar sobre seu semelhante. Mas também nos ensina a importância do diálogo em qualquer relação entre pessoas.

Justamente no dia 23 de Fevereiro, dia de morte de São Policarpo, saudamos a memória do santo protetor das doenças do ouvido e da cólera.




Outras Datas Comemorativas

21
Junho - Dia da Mídia
23
Junho - Dia Olímpico
7
Janeiro - Dia do Leitor

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!