Calendário 2017



Dia de Santo Xisto III próximos anos




28
Março de 2016 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Xisto III
28
Março de 2017 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Xisto III
28
Março de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Xisto III
28
Março de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Xisto III
28
Março de 2020 ( Sábado ) - Dia de Santo Xisto III


O Dia de Santo Xisto III é comemorado no dia 28 de março em homenagem ao papa da Gália (região francesa).

Pouco se sabe a respeito da vida de Xisto até ele ter se tornado papa. Sua infância e sua família são ainda uma incógnita para historiadores e para estudiosos da Igreja Católica. Todavia, a partir do seu papado, muitas informações foram documentadas a respeito desse importante homem.

Xisto se tornou papa em 432. E durante o sua vida ele foi um profundo agente transformador. De acordo com a história, uma das maiores “batalhas” de Xisto foi a sua luta “política” contra a doutrina pelagiana que estava em alta naquele tempo. Essa teoria negava o pecado original, negava a corrupção da natureza humana e também negava todos os pecados, e em função disso, passou a existir uma verdadeira tensão entre a Igreja Católica e aos adeptos dessa “nova interpretação” da palavra de Cristo, que em sua parte estavam dentro da igreja.

Durante esse tempo, o famoso Santo Agostinho teve que intervir e pedir uma moderação mais firme de Xisto, que até aquele momento tinha uma posição neutra em relação a todos os acontecimentos.

Pouco tempo depois, Xisto conseguiu, com seus esforços, terminar com essa abordagem herege da palavra. Sua sabedoria e sua famosa ação conciliadora foram fatores fundamentais para que ele conseguisse transformar o que poderia a se tornar um conflito em uma interpretação mais profunda de todas as escrituras sagradas.

Todavia, Xisto também ficou reconhecido por sua firmeza e por seu rigor com todos aqueles que se desviavam dentro da igreja em relação a Doutrina Católica. Inclusive, outro episódio muito famoso de sua vida foi quando ele acabou com outra ideologia chamada de Nestorianismo. Essa ideologia tentava colocar outro papel para a Virgem Maria na história da Salvação, e assim que o papa soube desse desvio, ele acabou com a controvérsia que estava acontecendo entre alguns padres.

Em outro acontecimento político, mas que dessa vez aconteceu fora da igreja, Xisto foi mais uma vez mediador. Nessa ocasião, um imperador romano do oriente queria que a região da Iliría se tornasse uma parte de Constantinopla. Indo contra essa mudança tão drástica, Xisto muito trabalhou escrevendo várias epístolas e trabalhando para que essa região fosse mantida com o governo romano do ocidente. Mais uma vez, seu trabalho havia lhe rendido bons frutos e a cidade continuaria sob domínio ocidental.

Por fim, Xisto teve um importante papel como edificador. Durante todo o seu pontificado, inúmeras igrejas foram construídas e muitas outras reformadas. O que contribuiu ainda mais para que a palavra fosse espalhada por toda a região da Europa. Naquele momento, a região européia pouco sabia a respeito da vinda de Cristo e pouco se sabia em relação ao velho testamento.

Em meio a tantas conquistas, Xisto III é considerado um dos maiores papas da Igreja Católica. Sua morte aconteceu em 19 de agosto 440 e a festa em sua celebração acontece no dia 28 de Março após as últimas reformas do calendário Litúrgico.




Outras Datas Comemorativas

15
Março - Dia da Escola
19
Setembro - Dia do Teatro
12
Fevereiro - Dia do Orgulho Ateu
25
Abril - Dia do Contabilista
25
Julho - Dia do Escritor
7
Fevereiro - Dia do Santo Ricardo

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!