Calendário 2017



Dia de Santo Expedito Novena próximos anos




19
Abril de 2016 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Expedito Novena
19
Abril de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Expedito Novena
19
Abril de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Expedito Novena
19
Abril de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Expedito Novena
19
Abril de 2020 ( Domingo ) - Dia de Santo Expedito Novena


O Dia de Santo Expedito Novena é comemorado no dia 19 de abril pela Igreja Católica em homenagem ao santo das causas urgentes que possivelmente viveu no século IV da Era Cristã.

A história de Santo Expedito

De acordo com a tradição, Santo Expedito foi um cristão martirizado em Melitene, na Armênia. Praticamente nada se conhece sobre vida ou onde foi sepultado, havendo mesmo pesquisadores que questionam sua existência.

No entanto, em virtude da devoção popular em torno de si, hoje ele se tornou um dos santos mais populares na cristandade, havendo até sincretismo com figuras de outros credos.

Expedito, cujo nome é derivado de “spedito”, ou “rápido” em italiano, não tem data de nascimento conhecida, sabendo-se apenas que ele era romano, que se tornou senador de Roma, príncipe-cônsul do Império Romano na Armênia, militar e comandante da XII Legião Romana, época em que se converteu ao cristianismo.

A tradição conta que Expedito era um grande líder, mantido num cargo que hoje seria equivalente ao de general, tendo se tornado famoso por manter a disciplina entre seus soldados e possuindo o respeito de todos. No entanto, como a maior parte dos soldados romanos, levava uma vida devassa, rodeada de prazeres, fama e luxo.

Conta-se que ele simpatizava com a mensagem do cristianismo, admirava os ensinamentos de Cristo e percebia no evangelho orientações que não haviam ainda sido vistas na história da humanidade. Expedito pensava em se converter, mas ficava sempre deixando para depois, levado pela sua vida cômoda e dissoluta.

Certa noite, o santo teve um sonho que mudou o rumo sua vida. No sonho, via um corvo, que representava o espírito do mal, que gritava em sua frente a palavra “cras” (que, em latim, significa “amanhã”). Isso o fez perceber que estava deixando sempre para depois sua conversão.

Expedito agarrou o corvo, pisoteou-o e gritou “hodie” (“hoje”, em latim). Ao acordar do sonho, decidiu se converter e, em razão disso, é considerado o santo das causas urgentes, indicando que é preciso tomar uma posição decidida e não procrastinar.

Tendo convertido sua tropa, o imperador Diocleciano, sabendo do fato, começou a persegui-lo. Preso pela ordem do imperador, foi forçado a renunciar à nova fé, recebendo inúmeros castigos, recebendo chicotadas e sendo castigado pelos mesmos métodos que aplicava aos seus inimigos.

Por fim, foi julgado e decapitado no dia 19 de abril de 303, em Melitene, na Armênia.

Em sua imagem, Expedito é representado como um comandante romano, usando uma túnica branca, com armadura de superior e um manto vermelho sobre os ombros. Sua mão direita carrega uma cruz com a palavra “hodie” e, na mão esquerda, porta uma palma, representando seu martírio. O pé direito pisando em um corvo que acaba grasnando a palavra “cras”.

Entre o século IV e o VIII não há qualquer registro sobre o culto ao santo, aparecendo somente nessa época, na Germânia e na Sicília. A difusão mais abrangente do culto a Santo Expedito foi registrada por volta do século XVII, a partir da França e da Alemanha.

Na Alemanha, por sinal, o santo era representado como um advogado, também pisando um corvo, indicando as intermináveis demoras nos processos judiciais para as quais ele era invocado.

O santo foi designado padroeiro de Acireale, na Sicília, em 1781 e, desde então, sua devoção se espalhou por outros países, inclusive o Brasil.

Sua ligação com as causas urgentes pode ser derivada de seu nome, embora tradicionalmente seja considerado patrono dos mercadores, dos navegantes e dos estudantes. Também é o patrono oficial da República da Molóssia, uma micronação não reconhecida internacionalmente.

Na Igreja Católica sua posição é incerta, aparecendo no Martyrologium Hieronymianum ao lado de outros mártires,comemorado nos dias 18 e 19 de abril. A Igreja reconhece a devoção popular, havendo igrejas e capelas dedicadas a ele em diversos países. No entanto, seu nome não foi incluído nas recentes edições do Martyrologium Romanum.

No Brasil, Santo Expedito é venerado por multidões de devotos, tendo sua imagem em chaveiros, panfletos, cartazes e santinhos distribuídos por fieis com graças alcançadas. Além da tradicional igreja em São Paulo, Santo Expedito também dá seu nome a um município paulista e outro no Rio Grande do Sul.

Novena a Santo Expedito

Santo Expedito é o santo invocado nos problemas urgentes, tendo uma novena a ele dedicada, que deve ser rezada durante nove dias, em qualquer época em que uma pessoa tenha necessidade.

A novena prevê, além da oração, a impressão de um milheiro de panfletos, com a figura do santo e a oração no verso, que deve ser distribuída depois de alcançada a graça.




Outras Datas Comemorativas

20
Agosto - Dia de São Bernardo
27
Março - Dia do Circo
2
Março - Dia da Oração
29
Junho - Dia do Pescador
10
Julho - Dia da Pizza

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!