Calendário 2017



Dia de Santo Benigno próximos anos




13
Fevereiro de 2016 ( Sábado ) - Dia de Santo Benigno
13
Fevereiro de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia de Santo Benigno
13
Fevereiro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Benigno
13
Fevereiro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Benigno
13
Fevereiro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Benigno

O Dia de Santo Benigno é comemorado no dia 13 de fevereiro, em homenagem a um dos sacerdotes mais queridos da Igreja Católica.

Antes de iniciarmos a história desse homem que tem uma história bem interessante dentro da tradição católica, é importante citarmos que existem vários outros personagens históricos com o seu mesmo nome.

Benigno, na sua tradução literal em latim, significa bondoso, benevolente, benéfico e “aquilo que é bom”. Como a palavra Benigno se trata de um adjetivo, a confusão entre com este santo costuma ser bem comum. Porém, ressaltamos aqui que este artigo é direcionado ao Santo Benigno de Todi, e a sua comemoração (como citamos anteriormente) acontece no dia 13 de Fevereiro – essas informações são necessárias para que você não tenha nenhum engano.

Até os dias de hoje nós não temos muitas informações a respeito da data de seu nascimento e também a respeito dos anos inicias de sua vida. O que sabemos é que o homem conhecido como Benigno nasceu em Todi, na região de Úmbria (essa região fica próxima a Roma).

Todos os registros históricos só nos contam a respeito da sua fase adulta, especificamente após a sua entrada na Igreja Católica .

De acordo com a tradição e com os registros católicos, Benigno era um padre muito querido em sua região. Durante toda a sua vida ele se prestou a fazer atos de caridade e também se prestou a dedicar a sua vida para a evangelização de sua região.

Todavia, apesar da sua bondade e do seu reconhecimento, o padre Benigno foi perseguido pelo imperador Maximiano – um temido imperador romano.

Após anos de martírio e de perseguição, Benigno foi pego e deveria ter sido levado até Roma para ser jogado as feras. Porém, devido às torturas e a todos os maus tratos que recebia, acabou morrendo antes mesmo de chegar até o seu destino.

Sua morte aconteceu em uma cidade vizinha a Roma, e seu corpo foi abandonado nesse mesmo local após a sua morte. Por ter sido um homem reconhecido por seus atos de bondade e também pelos seus esforços em evangelizar a sua região, os cristãos que o conheciam acabaram realizando um sepultamento clandestino.

Somente muitos anos depois, com o crescimento do Cristianismo, Benigno foi reconhecido por sua santidade e por seus esforços. No local do seu sepultamento foi construída uma igreja e um mosteiro com o nome de Beneditino, e ao longo dos anos que se passaram essa região acabou se tornando uma pequena cidade.

Muitos devotos que se encontram na Europa faziam (e fazem) uma peregrinação para esse local, em amor e em memória dos seus atos que ajudaram na divulgação da palavra de Deus e de Cristo.

Em 589, o papa Pelágio II incluiu o culto de São Benigno no dia 13 de Fevereiro. Suspeita-se, de acordo com a tradição, que Benigno morreu nessa data, e por essa razão nós comemoramos a sua santidade nesse dia.

A sua morte é uma representação dos esforços que foram necessários para que a doutrina Cristã passasse a ser bem aceita. Sua fé lhe custou à própria vida, e apesar do seu anonimato parcial, São Benigno se tornou um importante santo para a Igreja Católica . 




Outras Datas Comemorativas

16
Setembro - Dia de São Cornélio
8
Dezembro - Dia da Justiça
16
Novembro - Dia de Santa Gertrudes
8
Outubro - Dia do Nascituro
13
Dezembro - Dia do Pedreiro

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!