Calendário 2017



Dia de Santo Antão próximos anos




17
Janeiro de 2016 ( Domingo ) - Dia de Santo Antão
17
Janeiro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia de Santo Antão
17
Janeiro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de Santo Antão
17
Janeiro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de Santo Antão
17
Janeiro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia de Santo Antão

O Dia de Santo Antão é comemorado no dia 17 de janeiro em homenagem ao homem humilde, de coração nobre, que dedicou os mais de cem anos de sua vida para seguir os ensinamentos de Cristo.

Santo Antão era egípcio, nasceu no ano de 251, não há relatos sobre sua infância, mas sabe-se que aos 20 anos perdeu os pais, ficando ele incumbido de cuidar de sua irmã, mais jovem.

Não eram pobres, mas Antão, que já tinha o chamado religioso dentro de si, não se apegava aos bens materiais, por isso vendeu parte dos bens, providenciou a educação e os cuidados da irmã, e partiu para o mundo, apenas com seu propósito.

O sermão tocou seu coração e foi à inspiração para sua vida

O desejo de viver como eremita tocou-lhe o coração, e assim o fez. Partiu para o deserto e juntou-se a um grupo de pessoas que estudavam os ensinamentos de Cristo, orando e com penitências.

Encontro no deserto o sentido para sua vida. Inclusive, um dos autores de sua biografia, Atanásio, relatou que Antão também foi tentado, com visões e chantagens, pelo difamado demônio, com situações muito semelhantes com as quais Jesus passou.

Logo seu modo de vida despertou a curiosidade e muitos começaram a peregrinar com ele, pois:

· Era habilidoso no pastoreio;

· Mantinha sua vida humilde, simples, mas que lhe trazia uma alegria ímpar;

· De algum modo, sua subsistência era providenciada com intervenção divina.

Resistência e luta contra o arianismo

Mesmo preferindo a absoluta reclusão no deserto, Santo Antão, depois de longos anos peregrinando, chegou a Alexandria, por volta de 311. O clima era de total desorganização, com muita heresia e propagação do arianismo.

Ele precisou interceder pelo bispo Atanásio em sua defesa e do povo cristão.

E em 355, precisou novamente partir do seu enclausuramento no deserto para agir na Alexandria, orientando os cristãos e impondo-se contra as perseguições de Maximino.

Seu discurso persuasivo colocou novamente o povo cristão no caminho correto e verdadeiro, conforme a doutrina do cristianismo.

Santo Antão fez da sua morada a morada de muitos Monges eremitas

A história relata que Santo Antão fixou sua morada em um lugar atípico, cercado por mistérios e temores, porque acreditavam que almas penadas circulavam por lá, inclusive ninguém ousava se aproximar.

Mas Antão se encantou com o que viu, e aos poucos transformou o ambiente em seu lar preferido, sim porque quem é eremita tem muitas moradas, mas sua característica peculiar de isolamento o fez edificar muros com pedras.

Mas isso não travou sua fama, sua personalidade atraia as pessoas, pois:

· Sabia falar com amabilidade e suavidade;

· Trazia consolo e paz de espírito para quem o consultasse;

· Sua simplicidade e desprovimento com as coisas do mundo eram seus maiores exemplos.

A cada dia, recebia vizinhos e seguidores, homens e mulheres que desejavam seguir seu estilo de vida, formando assim uma grande comunidade de monges eremitas.

Partida serena e um grande legado

Uma vida cheia de bênçãos e amor fez da partida de Santo Antão um recomeço ao lado de Jesus nos céus, e no dia de sua morte em 17 de Janeiro de 356 na cidade de Coltzum, deixou sua grande mensagem:

· Viver na caridade, fé e sem pecado, como se cada dia fosse o último de sua vida.

Até os dias de hoje, no dia 17 de janeiro, os devotos de Santo Antão, o protetor dos animais e dos religiosos de deserto, visitam suas relíquias na Capela de Santo Antônio de Viennos, localizada na França, onde também foi edificado um hospital em sua homenagem. 




Outras Datas Comemorativas

10
Março - Dia do Telefone
19
Setembro - Dia do Comprador
12
Fevereiro - Dia do Orgulho Ateu
27
Março - Dia do Circo
13
Julho - Dia do Cantor
5
Setembro - Dia da Raça

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!