Calendário 2017



Dia de Santa Sara Kali próximos anos




24
Maio de 2016 ( Terça-feira ) - Dia de Santa Sara Kali
24
Maio de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia de Santa Sara Kali
24
Maio de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de Santa Sara Kali
24
Maio de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de Santa Sara Kali
24
Maio de 2020 ( Domingo ) - Dia de Santa Sara Kali


O Dia de Santa Sara Kali é comemorado no dia 24 de maio, em homenagem à a rainha cigana, com muitos atributos milagrosos e com uma linda história. É reconhecida coma a Padroeira oficial do povo cigano.

A mulher negra, que acompanhou Jesus, enfrentou o alto mar para fugir da perseguição, e através de sua promessa se entregou a vida de abstinências e compaixão ao próximo.

Outra grande peculiaridade são os lenços oferecidos a ela para que sejam abençoados, resgatando sua atitude de sempre cobrir a cabeça com um lenço, em sinal de pureza.

Qual a origem do nome de Santa Sara

O nome Sara tem o singular significado de princesa, senhora ou dama.

É um nome hebraico, concedido a muitas mulheres no tempo que antecedeu a vida de Jesus. Mas é sempre moderno, inclusive com muitas personalidades marcantes donas desse nome.

A história de Santa Sara de Kali

Quando Maria, mãe de Jesus entrou em trabalho de parto, Sara e as três Marias estavam com ela, sendo que Sara foi quem lhe auxiliou com supremacia, transmitindo-lhe tranquilidade e conforto.

Assim seguiu sempre ao lado de Jesus. Depois da morte de Cristo, Sara também foi perseguida pelos judeus e acompanhada de Maria Salomé, Maria mãe de Jesus, Maria Madalena, Lázaro e suas irmãs Maria e Marta, foram banidas, lançadas ao mar, sem qualquer recurso.

Este foi o momento de prova de toda sua fé. Fervorosamente acreditavam que Deus seria provedor e auxiliador para que saíssem daquela situação com vida.

Convocou todos que se prostrassem em oração, e a partir daquele momento, Sara entregou sua vida a penitência e selou votos com Jesus, prometendo sua dedicação exclusiva a seu serviço, e também que a partir dali sempre usaria o véu para cobrir os cabelos, em sinal de sua vida pura.

Pois o milagre aconteceu, Sara e todos que estavam naquela precária embarcação chegaram com vida à França, especificamente na cidade de Petit Rhône, agora com o nome de Saints Maries de Lamer.

A partir deste dia, Sara cumpriu sua promessa, ajudando as pessoas, principalmente as mulheres grávidas, durante os partos.

Seus atributos

Santa Sara é um ícone entre os ciganos e o símbolo de fertilidade, que para a mulher cigana é o auge da contemplação feminina.

Por isso, muitas orações e pedidos a Santa Sara Kali são para que consigam engravidar.

Uma grande festa para homenagear Santa Sara Kali

Todos os anos, ocorre uma grande festa para que as melhores homenagens sejam oferecidas à Sara, aceita com a canonização desde 1712, todo dia 24 e 25 do mês de Maio.

Ciganos do mundo todo iniciam os festejos, permanecendo acordados em oração, após seguirem em procissão até a praia onde o barco que estava Santa Sara e os demais abortou.

Uma cerimônia linda, com música e cantos alegres e a entrega da imagem ao mar, para lembrar o dia de sua chegada à França.

Neste dia, muitas mulheres oferecem mantos solicitando ou agradecendo a uma benção à Santa Sara, cada um tem um simbolismo diferente, conforme sua cor.

·   Dourado ? pedidos de superação;

·   Azul ? proteção e filhos;

·   Branco ? casamento;

·   Lilás ? vida próspera;

·   Rosa ? tornar-se mãe;

·   Verde ? manter-se com saúde.

Falecimento de Santa Sara

Não há relatos exatos sobre o falecimento de Sara Kali, mas conforme a história, seus restos mortais foram encontrados em 1448 e levados para a Igreja de Saint Michel.

Existem ainda outras versões, inclinadas à condição de que Sara era uma escrava serviçal das três Marias. E que quando o barco naufragou na praia, Sara teria sido rejeitada pela comunidade devido a sua cor, mas os ciganos que presenciaram a cena foram acolhedores.

Indiferente de grandes veracidades dos fatos, o mais importante é que Santa Sara Kali, foi uma pessoa de caráter nobre e amável, e devemos sim prestar lindas e fervorosas homenagens no dia 24 de Maio, escolhido para homenageá-la. 





CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!