Calendário 2017



Dia de Nossa Senhora das Febres próximos anos




8
Setembro de 2016 ( Quinta-feira ) - Dia de Nossa Senhora das Febres
8
Setembro de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia de Nossa Senhora das Febres
8
Setembro de 2018 ( Sábado ) - Dia de Nossa Senhora das Febres
8
Setembro de 2019 ( Domingo ) - Dia de Nossa Senhora das Febres
8
Setembro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de Nossa Senhora das Febres

O Dia de Nossa Senhora das Febres comemora-se anualmente no dia 8 de setembro. As devoções geralmente ligadas a Ela, são pedidos de recuperação de alguma doença e proteção da saúde. Os fiéis cristãos fazem suas orações pedindo que Nossa Senhora das Febres interceda diante de uma situação de sofrimento e dor. Seu nome veio de um título dado a Nossa Senhora da Conceição, que já era cultuada em templos nas freguesias locais. A vila de Febres era um lugar úmido e frio, cheio de pântanos e lagoas que até hoje existem no local. Por este motivo, as pessoas que moravam no local sempre estavam doentes e com febre. E assim, até hoje, seus devotos pedem em intercessão para que cure a febre dos doentes.

História do Surgimento de Nossa Senhora das Febres

Febres é o nome de uma vila que fica em Portugal. Possui freguesias que ficam em regiões próximas destacando: Covões, Covão do Lobo, Vilamar, São Caetano, Cantanhede, Pocariça e Camarneira, onde o templo era dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Há relatos em documentos datados de 14 de dezembro de 1271 e 25 de novembro de 1311, casos de Balsas e Arrancada, pois era um local muito pantanoso, que era chamada de gândara, juntando milhares de lagoas que até hoje existem no local. Por ser um lugar muito frio, úmido e com muitos mosquitos, devido aos pântanos e lagos, havia muitos casos de febres fortes de paludismo, conhecido como Malária, muitas pessoas doentes o tempo todo e aflitas por uma ajuda.

O culto a Nossa Senhora das Febres surgiu a devoção de Nossa Senhora da Conceição, eles pediam para que toda aquela aflição, dor e sofrimentos dos doentes acabasse, que cortasse a febre e passasse de vez aquele tormento viral que ali se alastrava rapidamente. Foram tantos pedidos, orações, súplicas a Nossa Senhora que toda a doença foi se acabando, as febres das pessoas foram cessando e Sua imagem foi reconhecida e intitulada como padroeira da Vila de Febres, por ter acabado com o sofrimento do povo daquele local. Havia um povoado chamado de Boeiro onde também se tinha o mesmo problema com a umidade pantanosa e lagos frios. Neste lugar foi erguido uma capela que foi destinado ao culto de Nossa Senhora das Febres, onde os devotos do povoado vinham fazer o culto a santa milagrosa de Febres.

Simbolismo e Devoção a Nossa Senhora das Febres

Nossa Senhora das Febres até hoje é cultuada pelos cristãos, principalmente em Portugal, que foi de onde veio toda a sua história. No Brasil há devotos a santa, mas não é tão cultuada como em seu país de origem, mas há pedidos e súplicas através de Sua imagem. A Igreja Matriz fica na Vila de Febres, no concelho de Cantanhede, em Portugal. Muitos devotos viajam em romaria para a matriz agradecendo uma graça alcançada, para fazer seus pedidos e orações, como também para participar da grandiosa festa em sua homenagem.

Sua imagem é representada com um vestido na cor rosa claro, um manto azul e detalhes dourados.  Em sua cabeça há uma grande coroa repleta de detalhes. Na mão direita há um terço dourado pendurado e está segurando uma rosa desabrochada. Carrega em seu braço esquerdo o menino Jesus que também possui uma coroa em sua cabeça em formato parecido com uma cúpula, carrega também em sua mão direita um terço dourado e em sua mão esquerda uma rosa. Todas esses símbolos de Nossa Senhora das Febres, indicam paz, sua amorosidade ao ajudar os aflitos e sofridos e todo amor que tem pelos seus filhos.  




Outras Datas Comemorativas

28
Julho - Dia do Agricultor
20
Fevereiro - Dia de Santo Euquério
16
Dezembro - Dia de Santa Adelaide
21
Abril - Dia do Metalúrgico
1
Dezembro - Dia de Santo Elígio

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!