Calendário 2017



Dia da Saudade próximos anos




30
Janeiro de 2016 ( Sábado ) - Dia da Saudade
30
Janeiro de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia da Saudade
30
Janeiro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia da Saudade
30
Janeiro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia da Saudade
30
Janeiro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia da Saudade

Dia da Saudade

Em 30 de Janeiro comemora-se o Dia da Saudade, data em que se lembra desse sentimento que representa a sensação de falta de alguém ou algo.

A definição de saudade é bem ampla, pois pode significar desde uma comida que comemos no passado e sentimos falta ou uma viagem a determinado que fizemos a determinado lugar, até um sentido mais profundo, quando nos referimos a algo mais pessoal como um ente querido que está longe, ou alguém que amávamos mas que faleceu.

Origem da Palavra Saudade

Acredita-se que a palavra saudade tenha surgido na época da colonização do Brasil, onde os portugueses vinham para o Brasil para realizar a colonização e exploração das terras. Como na maioria dos casos não era possível trazer a família consigo, muitos deles sofriam com a solidão, estando num lugar estranho, sem os seus próximos e tinham a sensação melancólica de lembrança e falta da companhia deles. Com isso foi criado o termo saudade para representar esse sentimento.

A origem do termo saudade está ligada a duas palavras do latim, com significados diferentes porém contextos similares, sendo que a primeira é da palavra “solitáte”, que significa solidão e representa a sensação de estar sozinho, sem as pessoas que são próximas a você, com uma lembrança daqueles que estão longe, ou mesmo a ausência definitiva de pessoas, objetos ou situações, pode se dizer que é um sentimento mais nostálgico, daquilo que não voltará mais. A segunda é a palavra “solitude” e está mais relacionada a saudade daqueles que esperam por alguém ou algo que partiu, porém que voltará um dia.

Saudade como um Sentimento

O sentimento de saudade não e somente limitado a pessoas e também pode se referir a objetos ou animais, sendo que no caso dos animais, existem alguns casos comprovados em que eles, por sentirem falta ou estarem isolados de outros animais ou seres humanos, demonstraram mudanças no comportamento.

O sentimento de saudade, da falta, distanciamento ou perda pode trazer consequências psicológicas afetando o organismo e gerar sensações de tristeza e até depressão em casos mais graves.

Saudade em Outros Idiomas

Apesar de acreditar-se que a palavra saudade exista somente no vocabulário da língua portuguesa, existem diversas outras línguas que possuem palavras com significados semelhantes, como por exemplo: na língua inglesa, onde a palavra que mais se assemelha a saudade é “longing”, porém também pode significar desejo, o que também acontece com a palavra "yearning" que não possui uma contextualização perfeita; já no espanhol a palavra que mais se assemelha é “añoranza” que significa nostalgia.

O termo saudade foi classificado como uma das palavras mais difíceis de tradução entre todos os idiomas.

Saudade: Palavras e Expressões

Existem vários termos que são derivados de saudade, por exemplo: saudosismo, que significa a sensação de falta de algo que já aconteceu e que era considerado melhor do que a situação atual; ou mesmo o termo saudoso, que é utilizado para designar pessoas já falecidas, que representaram algo bom e que por isso merecem a recordação.

Existem algumas expressões que envolvem o termo saudade e que são utilizadas frequentemente como por exemplo: “matar a saudade”, que significa encontrar aquilo pelo que se sente falta. Já em Portugal é comum a expressão “mandar saudades”, que significa enviar saudações.

Músicas com tema Saudade

Muitas canções foram criadas para lembrar a saudade, como por exemplo “O dia da Saudade” de Raul Seixas, que fala do dia da saudade e muitas outras como: “Saudade” de Maria Bethânia; “Gostava tanto de Você” de Tim Maia; “Saudade” de Cazuza; e outras mais recentes como “Saudade Doi” da Banda Jammil e uma Noites.

Frases para o Dia da Saudade:

“O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.”

Mário Quintana

“Saudade é o preço que se paga por viver momentos inesquecíveis.”

Gilmar Fontes

“Saudade é quando o momento Tenta fugir da lembrança Para acontecer de novo e não consegue”

Adriana Falcão

“Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.”

Clarice Lispector



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia da Saudade
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Saudade
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Saudade
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia da Saudade
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!